Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Transporte de passageiros está em risco de colapso com a queda de demanda

Mesmo com as recomendações para não sair de casa, a utilização das gratuidades segue intensa

Em oito dias de quarentena, a demanda do transporte público coletivo em Aracaju e em Maceió já caiu quase 80%, segundo um levantamento feito pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse). Na capital de Sergipe, a queda no número de passageiros foi de 78%, enquanto, em Maceió, a queda foi de 75%. Os dados compararam as duas últimas sextas-feiras em relação ao mesmo período das semanas anteriores ao fechamento do comércio, das escolas e de outras atividades não consideradas essenciais, por causa das medidas de contenção e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

A utilização da frota foi reduzida em 30% de sua capacidade, mas a prestação do serviço continua para garantir o deslocamento de profissionais das áreas essenciais, como a saúde e a segurança. De acordo com a Fetralse, as empresas também mantêm os esforços no combate à contaminação, seguindo as orientações das autoridades sanitárias. "Porém, como lidar com os custos de 70% frota em operação com uma demanda de apenas 22% do habitual?", questionou o presidente da Fetralse, Alberto Almeida.

Leia também

"Isso tem preocupado as empresas de ônibus. A dificuldade em cumprir com as despesas do serviço diante da queda de demanda tem comprometido a continuidade da prestação do serviço pelo setor", frisou ele. Só para custear a mão de obra e combustível é necessário 68% da receita de demanda habitual. E em Aracaju, já são 152 mil passageiros a menos por dia.

Aracaju e Maceió estão entre as realidades mais críticas de queda de demanda pelo Brasil. Outros destaques são Goiânia (GO) com 85%; Porto Alegre (RS) com 79%; cidades do interior de São Paulo e Salvador (BA) com 75% cada; e a região metropolitana de Belo Horizonte (MG) com 70%.

Gratuidades

Mesmo com as recomendações para não sair de casa, a utilização das gratuidades no transporte segue intensa. Em dez dias, entre pessoas com deficiência e idosos (que são grupos de maior vulnerabilidade ao vírus), em Aracaju, mais de 28 mil desses usuários foram transportados. Antes do período de quarentena, a média de passageiros idosos transportados por dia era de 1,2 mil e hoje se aproxima de 3 mil, representando um aumento de 140% da movimentação registrada em período que eles deveriam estar em isolamento social.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas