Às vésperas da Semana Santa, consumidores correm para comprar os pescados que irão garantir o almoço desse período. A Gazetaweb foi às ruas nesta quarta-feira (6) para saber os valores de frutos do mar no Centro Pesqueiro do Jaraguá, em Maceió. Os preços variam de R$ 25 a R$ 70 o quilo.
José Cláudio dos Santos, 57 anos, é o vendedor mais antigo e experiente com pescados. Ele conta que vende em sua banca do camarão ao peixe e sururu, e fala sobre as promoções que estão atraindo os clientes.
Dos peixes, ele vende Cavala, Dourado, Cioba, Arabaiana e Tilápia. "Os (peixes) em posta é que estão mais saindo", diz ele.
Na banca do Claudio, o Camarão Barba Roxa está em promoção, de 35 reais por 30 reais. A promoção tem previsão de durar a semana toda, até o domingo de Páscoa., ele afirma, acrescentando que todos os peixes de posta custam 50 reais o quilo.
"Deus está começando a abençoar como sempre. Estão melhorando as vendas. Essa Semana Santa vai bombar aqui, com toda estrutura, estacionamento. A vigilância (sanitária) sempre está aqui, observando os nossos produtos" explica.
Artigos Relacionados

Artigos Relacionados
Na banca da Amanda de Oliveira Santos, que hoje tem 34 anos, mas trabalha no Centro desde os 14 anos, o Camarão Barba roxa está 70 reais o quilo, mas o de menor tamanho está a 25 reais. O quilo do pescado, vendido em posta, também chega a custar 50 reais no ponto dela.
Qualquer peixe em posta está por 50 reais o quilo, assim como o Camurim que custa o mesmo valor o quilo. Os Peixes Cioba e Cavala estão por quarenta reais o quilo cada. Já a Carapeba está de 35 reais. O mais barato é o Tilápia que está por 25 reais o quilo.
Alguns pescados têm aumentado a cada semana. O Filé da Tilápia, por exemplo, teve um aumento. Se na semana passada estava de 50 o quilo, agora está a 60 reais.
Segundo ela, Cioba, Dourado, Arabaiana e Robalo são os pescados que estão saindo mais. A vendedora, que antes também pescava, diz que o movimento está devagar, mas depende muito do espaço onde vendem no Centro Pesqueiro de Jaraguá.
"Está saindo de tudo um pouco, por enquanto. Não está muito grande, porque o movimento é a partir de segunda feira. Cavala, Dourado, Cioba, Tilápia, Pescada Branca, Carapeba, Arabaiana, camurim, Curimãs e Camarão Barba Roxa são os que mais saem", afirma a também vendedora do local, Jaqueline Bezerra Freire, que trabalha desde os 8 anos com venda de peixes e hoje tem 41 anos.

Artigos Relacionados
A Gazetaweb também escutou a opinião de clientes sobre o preço dos pescados. A bancária Lara de Andrade vai viajar ao interior para celebrar a Semana Santa com a família.
"Procurei Arabaiana e o camarão. A gente se reúne para comer tudo no coco e já estou comprando para a Semana Santa. Não está caro não, você compra uma picanha, e ainda é mais caro que o peixe. É a primeira vez que venho no Centro Pesqueiro, geralmente vou para a balança da Pajuçara. Aqui é mais organizado e tem mais opções que a balança”.
O professor Fábio Alexandre também fala sobre o aumento do preço dos pecados, principalmente do Sururu e Filé de Siri.
"Não fiz pesquisa de preço porque moro perto e a única opção que tenho é essa. O Sururu está de 25 a 30 reais o quilo e acredito que ficou um preço salgado. Acho que subiu bastante o preço, o quilo do sururu era 15 reais e está o dobro. Era um preço mais barato", conta.
"O filé de siri está um absurdo, está 70 reais e antes era de 50 reais. Estou levando Sururu, Massunim, Polvo e Barba roxa. Essa é a opção. Pra fazer uma pesquisa tem que gastar dinheiro e transporte, e aí não vale a pena", finaliza.