Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

“O IBGE está na idade da pedra lascada”, critica Guedes

"Estamos gerando, praticamente, 1 milhão de empregos a cada três meses e meio", disse o ministro da Economia, após evento no Rio de Janeiro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou a metodologia de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (30/7). O órgão divulgou, nesta manhã, a taxa de desemprego de 14,6% no trimestre encerrado em maio. O resultado não agradou ao líder da pasta econômica.

Guedes afirmou que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado pelo governo federal, comprova que o Brasil está criando empregos “rapidamente”.

Leia também

“Estamos gerando praticamente 1 milhão de empregos a cada três meses e meio”, disse a jornalistas após evento realizado na sede do Ministério da Economia no Rio de Janeiro.

O titular da pasta federal não considerou, entretanto, que o Caged mostra apenas os números do mercado de trabalho formal, enquanto o IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), contempla também o setor informal do país. Na avaliação de Guedes, a Pnad está atrasada, uma vez que a taxa de desemprego é calculada por meio de entrevistas por telefone, enquanto o Caged usa dados oficiais das empresas.

“Vamos ter que rever, acelerar os procedimentos do IBGE, porque o IBGE ainda está na idade da pedra lascada”, afirmou o ministro.

Depois, ele destacou os dados apresentados pelo Caged, que apontam a criação de 309 mil postos de trabalho em junho. “Desde o início do ano, já criamos 1,5 milhão de empregos. Desde a pandemia, que cortou 1 milhão de empregos, já criamos 2,5 milhões.”

Censo

O desafeto da equipe econômica pelas pesquisas do IBGE não é recente. Em abril, o então secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou que o Censo Demográfico não seria realizado este ano, conforme estava previsto, por falta de “previsão orçamentária”.

O Censo Demográfico deve ser realizado a cada 10 anos, por lei. O último ocorreu em 2010, porém, no ano passado, devido à pandemia da Covid-19, o governo adiou a realização da pesquisa.

A área técnica do governo listou uma série de eventuais problemas para a realização do Censo, entre os quais:

  • Risco pelo fato de a população ainda não estar plenamente vacinada, levando a possíveis resistências para receber o recenseador;
  • Prováveis dificuldades de ordem orçamentária e financeira, em dezembro e nos primeiros meses de 2022;
  • Alta probabilidade de desistências dos recenseadores durante o período de coleta.

Com o corte de 90% do orçamento previsto, a realização da pesquisa se tornou inviável e as 208.695 vagas temporárias que seriam ofertadas para o serviço, também.

O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, afirmou a realização da pesquisa em 2022 ainda depende das circunstâncias orçamentárias. “Vamos lutar pela integralidade do orçamento para o Censo 2022 e para mitigar as perdas operacionais em 2021”, disse em entrevistas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas