Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Música digital no Brasil chega a 70% do mercado; discos caem para 30%

Dados do 1º semestre de 2016 são de associação das maiores gravadoras. Streaming puxa aumento do faturamento digital; renda total sobe 10%

A receita da distribuição de música digital chegou a 70% do total combinado com mídias físicas no Brasil no primeiro semestre de 2016, disse nesta terça-feira (25) a Associação Pró-Música Brasil (antiga ABPD, união das maiores gravadoras no país).

O resultado da música digital, em especial serviços de streaming, fez o faturamento do mercado fonográfico subir 10% no período, em relação ao primeiro semestre de 2015. A soma da receita digital e venda física foi de R$ 215 milhões na primeira metade do ano passado e R$ 238 na primeira metade deste ano, diz a associação.

Leia também

Em 2015, a receita digital (principalmente streaming, como Spotify e YouTube, e download, como iTunes) era de 61% e física (principamente CDs, DVDs e vinis), de 39%.

Dentro do mercado digital, aumentaram o faturamento dos serviços de streaming e ligados a telefonia móvel (16% e 12%) e, pela primeira vez, caíram as vendas de música por download (-34%).

"Desde que o mercado  de música gravada começou a reinventar-se, e a buscar na área digital a alternativa para seu futuro, sentíamos que a denominação remetendo apenas a Produtores de Discos não mais representava totalmente a realidade do setor. Daí a decisão de alterar o nome de nossa associação, para melhor refletir a característica multi modelo do atual negócio fonográfico", disse em comunicado Paulo Rosa, presidente da Pró-Música Brasil.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas