Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Mulheres comandam um terço das empresas em Alagoas, aponta Sebrae

No ano passado, havia 116.256 empreendedoras no Estado, o correspondente a 1,1% do total de mulheres donas de negócios no País

Levantamento divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revela que 33% dos negócios alagoanos são comandados por mulheres. De acordo com o estudo “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022", que toma como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, no ano passado havia 116.256 empreendedoras no Estado, o correspondente a 1,1% do total de mulheres donas de negócios no País, que somou 10,3 milhões.

O estudo revela ainda que os Estados do Rio de Janeiro e Ceará lideram o ranking de empresas dirigidas por mulheres, com 38% do total. Nesses estados, havia 941.047 e 444.517 donas de negócios, respectivamente.

Leia também

O levantamento do Sabre revela ainda que do total de mulheres empreendedoras em Alagoas, 91% atuavam por conta própria, ou seja, estavam à frente de um empreendimento que não possui empregados. Nesse segmento, o Maranhão registrou o maior índice, com 93%.

Entretanto, dos 67% negócios dirigidos por mulheres em Alagoas havia entre um e cinco empregados. Nessa categoria, Acre e Sergipe registraram a maior proporção de empregadoras, com 92%.

Em todo o País, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no ano passado, o maior contingente de empreendedoras da história. Isso significa que as mulheres representavam 34,4% do universo de donos de negócios no país, muito próximo do recorde de 34,8%, verificado no 2º trimestre de 2019.

Juntos, homens e mulheres superaram o total de 30 milhões de donos negócios – o maior número da série histórica. “A pesquisa mostra que as mulheres conseguiram se recuperar da perda registrada no período da pandemia, quando a proporção de mulheres donas de negócios caiu ao pior nível (33,4%, no 2º trimestre de 2020), desde o verificado no 3º trimestre de 2016 (32%)”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Melles enfatiza que a participação delas tem crescido principalmente nos setores da economia que mais apresentaram incremento nos últimos tempos: serviços, comércio e indústria. “No setor de Serviços, onde se percebe a maior participação de mulheres (53%), as donas de negócio têm ampla vantagem diante da presença masculina (36%). A mesma liderança se dá, em menor proporção, no Comércio (27% contra 20% de presença masculina) e na Indústria (13% de mulheres contra 6% dos homens)”, avalia Melles.

Considerando a distribuição das mulheres donas de negócios nas regiões brasileiras, o Sudeste lidera, com uma participação de 44% de mulheres contra 42% do total de homens. Nos últimos seis anos, houve expansão recorde da proporção de mulheres no Sudeste (41% para 44%) e uma queda da proporção de mulheres no Nordeste (27% para 24%).

CHEFES DE DOMICÍLIO

O estudo do Sebrae revela ainda que mais da metade das empreendedoras brasileiras (51%) desempenham a posição de “chefe de domicílio”. É o maior nível em seis anos, resultado de um crescimento de 10 pontos percentuais no período. Em 2016, 41% das empreendedoras eram as principais responsáveis pelo sustento da casa.

Estados como Acre, Amazonas e Tocantins superam a média nacional: 59%. A pesquisa cobre o período de 2016 a 2022 (até o terceiro trimestre) e aponta a importância das mulheres para o bem-estar da família.

Para Renata Malheiros, coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae Nacional, os dados indicam a potência das mulheres empreendedoras, mas também apontam para as barreiras adicionais que elas enfrentam. “Quando uma mulher empreende e é dona do seu dinheiro, ela tende a investir no bem-estar dos filhos e também a comprar no seu próprio bairro, aquecendo a economia local. Todos saem ganhando”, destaca.

“Por outro lado, as mulheres ainda enfrentam barreiras culturais externas ao empreendedorismo, como é o caso da sobrecarga de trabalhos domésticos e de cuidados com crianças e idosos. É importante pensar políticas públicas que desonerem a sobrecarga de trabalho da esfera doméstica das mulheres para que elas possam se dedicar com mais equilíbrio aos seus negócios”, completa a coordenadora.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas