Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Maceió ganha primeiro posto para recarga de carros elétricos

Eletroposto será inaugurado nesta quarta-feira (11), no Corredor Vera Arruda, com dois pontos para recarga gratuita

A Equatorial Energia inaugura, nesta quarta-feira (11), o primeiro eletroposto de Alagoas. O equipamento foi instalado no Corredor Vera Arruda, em Maceió, e funcionará em parceria com a Prefeitura da capital. Com investimento de R$ 400 mil, será um equipamento destinado ao abastecimento de veículos elétricos e funcionará 24h, gratuitamente, com essa finalidade.

A carga total do carro é suficiente para autonomia de até 300 km de circulação. O eletroposto oferece dois pontos para recarga automotiva, que demora de duas a três horas, podendo chegar a 6h, a depender do fabricante e do modelo do veículo. No eletroposto também haverá quatro pontos para recarga de motos, bicicletas e patinetes. O equipamento é o primeiro a ser instalado em Alagoas, mas a Equatorial já tem outros no Piauí e no Maranhão.

Leia também

A iniciativa pretende contribuir com a mobilidade elétrica e incentivar o uso de transportes sustentáveis. “O projeto tem como fonte de investimento o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel”, diz a Equatorial.

A recarga será feita gratuitamente, por meio de estação de carregamento própria para veículos elétricos T2, que, segundo a Equatorial, é o modelo de carro elétrico mais comercializado no Brasil.

Para acessar o equipamento de recarga veicular, não será necessário nenhum tipo de inscrição ou cadastramento, desde que os pontos estejam disponíveis. “Basta plugar o veículo e carregar”, informa.

A energia a ser fornecida será gerada por meio de placas solares durante o dia e complementada pela rede elétrica quando não houver sol. No eletroposto também serão disponibilizadas dez bicicletas elétricas para passeio com acesso gratuito. Para dispor do veículo, é necessário ter pelo menos 18 anos, baixar um aplicativo e preencher um cadastro. Para acessar as bicicletas, o cliente deve baixar o aplicativo E+ mobilidade elétrica, disponível para sistemas operacionais Android e IOS.

Bicicletas emprestadas

No eletroposto também serão disponibilizadas dez bicicletas elétricas para passeio com acesso gratuito. Para dispor do veículo, é necessário ter pelo menos 18 anos, baixar um aplicativo e preencher um cadastro.

Para acessar as bicicletas, o cliente deve baixar o aplicativo E+ mobilidade elétrica, disponível para sistemas operacionais Android e IOS. Lá o cliente faz o cadastro antes de liberar a bike.

O cliente que acessar a bike poderá fazer um percurso de até 5km no período máximo de uma hora. Com uma recarga, será possível pedalar do Eletroposto, no Corredor Vera Arruda, até o Atlantic, na Pajucara, ou até o final da orla de Jacarecica, e retornar ao ponto de partida.

O serviço de empréstimo de bikes funcionará de segunda a sábado, das 14h às 22h e domingo das 8h às 16h. A recarga de veículos funcionará 24h.

  • Maceió terá posto para recarga gratuita de carros elétricos
    Maceió terá posto para recarga gratuita de carros elétricos |
  • Maceió terá posto para recarga gratuita de carros elétricos
    Maceió terá posto para recarga gratuita de carros elétricos |
  • Eletroposto também contará com bicicletas elétricas que poderão ser usadas gratuitamente pelo período de uma hora
    Eletroposto também contará com bicicletas elétricas que poderão ser usadas gratuitamente pelo período de uma hora |

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas