Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

IR 2021: Ministério da Economia recomenda veto a ampliação no prazo de entrega para 31 de julho

Câmara aprovou projeto que estende o prazo, hoje previsto para vencer em 31 de maio

O Ministério da Economia informou nesta quarta-feira (5) que pediu ao presidente Jair Bolsonaro veto ao projeto de lei, aprovado pela Câmara dos Deputados, que estende, de 31 de maio para 31 de julho, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de 2021.

Para entrar em vigor, o projeto de lei aprovado pela Câmara ainda precisa passar por sanção presidencial.

Leia também

Segundo o Ministério da Economia, o adiamento do prazo para o fim de julho "teria impacto na arrecadação da União, estados e municípios e poderia impedir pagamento de importantes programas sociais para o enfrentamento do efeito da pandemia".

Fluxo negativo

De acordo com a área econômica, a prorrogação por três meses do prazo para pagamento do imposto de renda apurado, e a manutenção do cronograma original de restituição, teria como "consequência um fluxo de caixa negativo, ou seja, a arrecadação seria menor que as restituições".

"Esta diferença negativa entre o gasto antecipado com o pagamento de restituições (cujo cronograma será mantido pela nova lei) e o adiamento da arrecadação do imposto de renda afetaria, por exemplo, programas emergenciais implantados pelo Governo Federal para preservar atividades empresariais e manter o emprego e a renda dos trabalhadores, e a programação de pagamento do auxílio emergencial de 2021", acrescentou.

O Ministério da Economia argumentou, ainda, que, com a extensão do prazo para 31 de julho, estados e municípios teriam "redução considerável" nos recursos destinados aos fundos de participação (recursos de tributos federais repassados pela União) que subsidiam, entre outros, gastos com saúde para o combate à pandemia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas