Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Intenção de consumo das famílias maceioenses cai pela 7ª vez consecutiva

Pesquisa da Fecomércio em parceria com a CNC apresentou uma baixa de 2,1% no indicador em agosto

A intenção de consumo do maceioense caiu pelo sétimo mês consecutivo em agosto, registrando uma baixa de 2,1%. É o que revela a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A queda acumulada no ano já está em 10,33% abaixo do mesmo período do ano passado. Outros indicadores dentro da pesquisa ajudam a compreender o cenário, como a imobilidade do indicador de segurança no emprego, que vem caindo em 2020. A perspectiva profissional do morador da capital também caiu para 4,7%, indicando um desalento para promoções ou aumentos de renda.

Leia também

"Esses indicadores reforçam o que vemos na prática: a insegurança acerca da manutenção do emprego está deixando o consumidor mais cauteloso", ressalta Felippe Rocha, assessor econômico da Fecomércio.

Somando-se a isso o contexto geral de incertezas econômicas decorrentes da pandemia do Covid-19, a tendência é manter a aquisição do essencialmente necessário na hora das compras. "Até porque muitos que estão recebendo renda por meio de auxílios do governo já começam a sentir a necessidade de poupar para garantir a sobrevivência mais para frente, quando essa verba acabar em dezembro", avalia Felippe.

Apesar do aumento no valor de alguns produtos, como o arroz, há uma percepção de que a renda está maior do que a do mesmo período no ano passado. "Mas não dá para se enganar: a melhora foi de 4,3% e é explicada pela adição temporária de R$ 1.045 do FGTS, ajudando a criar uma ilusão monetária nos consumidores", explica o economista.

Mesmo com essa sensação de melhora no poder de compra, as compras a prazo caíram 2,5% comparado a agosto de 2019, enquanto os níveis de consumo apresentaram uma ligeira alta de 0,8% para o mesmo período. "Isso reforça uma recuperação gradual, mas lenta, do consumo na capital", diz Felippe.

Analisando o contexto atual, a perspectiva de consumo até o final do ano recuou 7,5% na comparação anual, sendo os setores de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e automotores os mais prejudicados, já que o consumo de duráveis caiu 9% no mesmo período.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas