Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Governo vê novo estouro da meta de inflação neste ano, e queda em 2017

Projeto da LDO prevê IPCA de 7,4% neste ano, acima do teto de 6,5%. Para 2017, porém, previsão é de que o IPCA recue e totalize 6%

A inflação deve somar 7,4% neste ano e, com isso, estourar novamente o teto da meta. A estimativa é do próprio governo e consta do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017, que vai ser enviado nesta sexta-feira (15) ao Congresso Nacional.

O Banco Central, responsável pelo controle da inflação,já havia estimado novo estouro da meta de inflação neste ano.

Leia também

Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central para 2016 é de 4,5%. Entretanto, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.

Inflação em 2017

Para 2017, o governo estimou que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recue para 6%. Com isso, ficará exatamente noteto de 6% fixado para aquele ano pelo Conselho Monetário Nacional.

Em 2015, o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA), a inflação oficial do país,ficou em 10,67%, a maior taxa desde 2002, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, fechou bem acima do teto da meta do Banco Central para o ano, de 6,5%.

Estouro da meta em 2016

O Banco Central tem dito que buscará "circunscrever" o IPCA aos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2016 (ou seja, trazer a taxa para um patamar inferior a 6,5%) e, também, fazer a inflação voltar para a meta de 4,5%, em 2017.

O principal instrumento do BC para tentar conter as pressões inflacionárias é a taxa básica de juros da economia brasileira, que serve de referência para o mercado financeiro.

Em 14,25% ao ano, a taxa Selic estáno maior patamar em quase 10 anose, também, em um dos níveis mais elevados do planeta em termos reais, ou seja, após o abatimento da inflação prevista para os próximos doze meses.

Com uma taxa mais alta de juros, o Banco Central tenta controlar o crédito e o consumo, atuando assim para segurar os preços e a inflação. Por outro lado, ao tornar o crédito e o investimento mais caros, prejudica o crescimento da economia.

Quando a inflação fica mais alta do que o teto de 6,5% do sistema de metas brasileiro, os dirigentes do BC não são demitidos. O presidente do Banco Central apenas precisa escrever uma carta aberta ao ministro da Fazenda explicando as razões que motivaram o "estouro" da meta formal -como aconteceu no início deste ano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas