Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Girau do Ponciano expande agronegócio e luta por Escola Agrotécnica

O crescimento gradativo e constante, nos últimos quatro anos, do agronegócio em Girau do Ponciano, é resultado de investimento público

Nesse dia 21 de abril, feriado nacional, Girau do Ponciano apresenta seus resultados na gestão do agronegócio do município, e solicita aos parceiros, a instalação de uma escola agrotécnica, no município.

O crescimento gradativo e constante, nos últimos quatro anos, do agronegócio em Girau do Ponciano, é resultado de investimento público, que além de mapear a vocação agropecuária da região, foi utilizado também, na devida assistência técnica e condições para o desenvolvimento do agronegócio da agricultura familiar do município.

Leia também

A apresentação contou com a presença dos deputados Marx Beltrão e Gilvan Barros Filho, parceiros políticos do município.

São mais de dois mil produtores atendidos. A produção diversificada assegura maior competitividade. Hoje, o Agronegócio de Girau abrange as atividades de aquicultura, ovinocultura, bovinocultura e a apicultura, com esta última atividade com a maior produção de mel do estado de Alagoas.

Sr. Messias, produtor na comunidade Pau Branco - Girau do Ponciano
Sr. Messias, produtor na comunidade Pau Branco - Girau do Ponciano | Foto: Assessoria

Foi mostrado e comprovado todo o processo de evolução na cadeia produtiva girauense.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, que apresentou os dados do IBGE, a produção anual de leite em 2017, era de 15 milhões de litros, saltando a 21 milhões em 2019, um crescimento desde então, de 60%. Isso significa o terceiro lugar, no estado de Alagoas, na produção de leite.

A produção de mel também passou de 30mil kg em 2017 para 40mil kg em 2019, apresentando crescimento de 33,33%, mantendo-se em primeiro lugar na classificação do Estado, até os dias atuais. No rebanho de ovinos, subimos 10 posições na classificação, crescendo 58% no período de 2017 a 2019, chegamos a terceira posição em Alagoas. Em suínos também apresentou crescimento de 24% no mesmo período.

Sr. Paulo Farias, apicultor na comunidade Paraná, Girau do Ponciano
Sr. Paulo Farias, apicultor na comunidade Paraná, Girau do Ponciano | Foto: Assessoria

Na agricultura somos o segundo maior produtor de fumo de Alagoas, com produção de 3.480 toneladas em 2019, apresentando crescimento de 93,33%, se comparado com a produção de 2017.

Na produção de mandioca registramos 12.000 toneladas em 2019.

Iniciamos a aquicultura, com criação de peixes e camarão.

Foi aprovado na Câmara de Vereadores o Selo de Inspeção Municipal. Com a aprovação do SIM, estamos buscando parcerias com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), SEBRAE e ADEAL, para a certificação pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA., para que o nossos produtos não sejam apenas comercializado no território girauense, mas em todo território brasileiro. Este ano de 2021, o IBGE vai atualizar todas as informações, e com certeza vamos apresentar mais crescimento no agronegócio de Girau. Este ano de 2021, o IBGE vai atualizar todas as informações, e com certeza vamos apresentar mais crescimento no agronegócio de Girau, falou Maciel Oliveira, secretário municipal de agricultura.

Girau do Ponciano expande agronegócio e luta por Escola Agrotécnica
Girau do Ponciano expande agronegócio e luta por Escola Agrotécnica | Foto: Assessoria

Ao final do encontro, o prefeito David Barros, com os resultados apresentados, reforçou a reivindicação da instalação de uma escola agrícola, em Girau do Ponciano.

Os deputados Marx Beltrão e Gilvan Barros filho se comprometeram com essa luta, depois de ouvirem e presenciarem as ações realizadas na área mais importante da economia de Girau do Ponciano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas