Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Fecomércio avalia como positiva a reabertura do comércio na capital alagoana

Entidade disponibiliza canais de atendimento para esclarecer dúvidas das empresas sobre o Plano de Distanciamento Social Controlado

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) considerou positiva a reabertura dos estabelecimentos na capital alagoana a partir da sexta-feira (3), como parte do avanço de fase do Plano de Distanciamento Social Controlado. Maceió agora entra na fase laranja. Os demais municípios seguem na fase vermelha.

De acordo com Gilton Lima, presidente da Fecomércio AL, apesar de a reabertura não abranger todos as cidades, já é um "bom começo" para a retomada econômica do estado.

Leia também

"A expectativa era de que a reabertura alcançasse todo o Estado, o que não aconteceu. Mesmo assim, a permissão para o retorno das atividades não essenciais em Maceió já é um bom começo e demonstra que estamos no caminho certo no enfrentamento à pandemia. Esperamos, em breve, estender essa permissão às empresas do interior", avalia. Para ele, falar em reabertura não significa defender somente a economia, mas os interesses da sociedade por meio do desenvolvimento do Estado.

Dados da Receita Federal do Brasil (RFB) indicam que Alagoas possui 166.223 empresas em atividade, das quais 76.407 ficam em Maceió. Do volume geral do Estado, o Comércio detém 77.146 empresas, seguido por Serviços (66.270), Indústria (13.852), Construção Civil (8.057) e Agropecuária (898).

Considerando apenas a capital, são 35.608 empresas no setor de Serviços, 29.937 no Comércio, 6.776 na Indústria, 3.944 na Construção Civil e 142 na Agropecuária. Os números de Maceió representam um aporte anual de R$ 21 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado - ou R$ 1,818 bilhão mensais -, demonstrando que a reabertura das atividades não essenciais, ainda que somente na capital, trará novo ânimo à economia.

"Atuamos frente ao governo para que essa retomada se concretizasse. Agora, cabe às empresas cumprirem todas as exigências e orientarem seus consumidores. A responsabilidade é de todos nós", reforça Lima.

Para auxiliar as empresas e empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo nessa retomada, a Fecomércio disponibiliza atendimento para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o Plano de Distanciamento Social Controlado no âmbito de Alagoas. Os interessados podem ligar para (82) 9924-9768 ou encaminhar e-mail para [email protected], de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 16h.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas