A Embratur anunciou que Alagoas voltará, ainda este mês, a receber voos internacionais. O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, Gilson Machado Neto, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro. A mudança deve acontecer nos próximos 15 dias.
Segundo Gilson Neto, há quatro anos, o Estado não recebia passageiros vindos de outros países em voos diretos para o Aeroporto Zumbi dos Palmares, devido a uma construção irregular. "Um cidadão havia construído uma torre na cabeceira final da pista. Conseguimos que ela fosse derrubada", disse.
Leia também
Inaugurado em 2005, o local foi projetado como um dos mais modernos do País, com tecnologia pioneira de cogeração de energia elétrica. A promessa era justamente incrementar o fluxo internacional. Em 2010, eram 72 voos regulares para a capital alagoana, enquanto que, em 2015, esse número caiu para zero.
Atualmente, o Zumbi dos Palmares está na categoria C, mas passará para a D, quando o terminal fica habilitado para receber aeronaves de grande porte e pode receber voos regulares internacionais. Para isso era preciso o cumprimento de alguns critérios, como a retirada de obstáculos perto da pista de pouso.
Essa retirada precisa ser feita pela Prefeitura de Rio Largo, que informou ter sido solicitada pela Infraero para a remoção de 70 obstáculos, entre torres de telefonia, imóveis e árvores. Alguns deles exigiam um processo mais demorado, com a desapropriação e o pagamento de indenizações.
De acordo com dados da Infraero, atualmente o aeroporto tem um movimento diário de mais de 6.500 passageiros, com 20 voos distribuídos entre quatro companhias aéreas. Com a readequação, discutida também com o secretário nacional de Aviação Civil, Roney Saggiotto, até seis vezes mais turistas internacionais devem desembarcar no Estado.