Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Economia da Espanha registra crescimento de 5,5% em 2022

O resultado, idêntico ao registrado em 2021 (5,5%), é consideravelmente superior à previsão do governo espanhol (4,4%) e foi registrado apesar do contexto de elevadas tensões inflacionárias, vinculadas em particular à invasão da Ucrânia por parte da Rúss

A economia da Espanha cresceu 5,5% em 2022, graças ao forte consumo das famílias e ao elevado aumento dos investimentos, de acordo com a primeira estimativa publicada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O resultado, idêntico ao registrado em 2021 (5,5%), é consideravelmente superior à previsão do governo espanhol (4,4%) e foi registrado apesar do contexto de elevadas tensões inflacionárias, vinculadas em particular à invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

Leia também

O dado está próximo do nível projetado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que em meados de janeiro elevou sua previsão para 5,2%, após uma recuperação acima do esperado do setor de turismo, que enfrentou graves problemas por dois anos devido à pandemia de covid.

"Diante dos profetas do apocalipse, hoje temos um forte crescimento econômico, a menor inflação da Europa e recorde de empregos", celebrou no Twitter o primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, para quem os dados ratificam "a solidez e resiliência da economia espanhola".

De acordo com o INE, o forte crescimento de 2022 é explicado pelos bons resultados da primavera (hemisfério norte, outono no Brasil): entre abril e junho, o Produto Interno Bruto (PIB) da quarta maior economia da zona do euro cresceu 2,2%, graças ao consumo constante da população.

Isso permitiu compensar a forte desaceleração da atividade que a Espanha registrou no final do ano (apenas +0,2% no terceiro e no quarto trimestres), em um contexto de elevados preços ao consumidor.

A inflação na Espanha registrou média de 8,4% em 2022 - o índice atingiu 10,8% em julho -, segundo o INE. A taxa, no entanto, iniciou uma trajetória de queda nos últimos meses e chegou a 5,7% em dezembro, um dos menores índices da zona do euro.

O governo espanhol afirma que esta dinâmica deve permitir que o país registre um crescimento sólido em 2023, mas com uma desaceleração considerável na comparação com 2022 (previsão de 2,1%).

A meta, no entanto, é mais otimista que a divulgada pela maioria das instituições econômicas, como o FMI, que projeta um resultado de 1,1% para o país.

A economia espanhola foi uma das mais afetadas pelas consequências da pandemia de covid, com uma queda histórica do PIB de 10,8% em 2020. De acordo com o FMI, o país deve retornar ao nível pré-crise em 2024.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas