Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Covid-19 derruba o consumo na China e aumenta o desemprego

Vendas no varejo registraram queda de 11,1% em ritmo anual em abril, no segundo mês consecutivo de queda do índice. Já a taxa de desemprego subiu de 5,8% para 6,1%

Com o nível de consumo em seu menor ponto e o desemprego em alta, a China divulgou nesta segunda-feira (16) seus piores indicadores econômicos em dois anos, no momento em que o país enfrenta o surto mais grave de covid-19 desde a primeira onda da doença em 2020.

A rígida política de combate ao vírus imposta pelo governo pesa sobre os deslocamentos, o consumo e as redes de abastecimento.

Leia também

Xangai, a capital econômica do país, com 25 milhões de habitantes, está em confinamento desde abril, embora o vice-prefeito tenha anunciado no domingo uma reabertura por etapas dos estabelecimentos comerciais. Ao mesmo tempo, Pequim reforça as medidas anti-covid depois de registrar um aumento dos contágios.

As vendas no varejo, principal indicador do gasto das famílias, registraram queda de 11,1% em ritmo anual em abril, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).

Este é o segundo mês consecutivo de queda do índice (-3,5% em março).

Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego, monitorada de perto pelo governo, subiu de 5,8% em março para 6,1% em abril, nível próximo do recorde registrado em fevereiro de 2020, durante os meses mais duros da primeira onda de covid.

O índice apresenta, no entanto, um quadro parcial da situação porque na China o desemprego é calculado entre a população urbana e exclui milhões de trabalhadores migrantes, particularmente vulneráveis.

'Impacto considerável'

Na sexta-feira, o governo anunciou medidas para que as empresas contratem mais funcionários jovens. Um grande número de recém-formados deve entrar no mercado de trabalho este ano.

As autoridades também pediram ajuda às empresas públicas, informou a agência oficial Xinhua.

Para o governo chinês, a meta em 2022 é criar quase 11 milhões de empregos, número que representa uma queda na comparação com o ano passado (12,69 milhões). Mas este critério não revela pistas sobre o número de empregos perdidos pela crise de saúde.

Ao mesmo tempo, a produção industrial caiu 2,9% em ritmo anual em abril, contra uma alta de 5% em março.

O confinamento de Xangai prejudica as cadeias de abastecimento.

A cidade portuária é um dos maiores pontos de entrada e saída de mercadorias na China. O confinamento tem "um impacto considerável" que "ameaça" o comércio mundial, alerta o economista Raymond Yeung, do banco ANZ.

Curto prazo?

O impacto da covid sobre a atividade será de "curto prazo", disse o porta-voz do ONS, Fu Linghui, em uma tentativa de tranquilizar os ânimos. Ele acredita em uma recuperação econômica em breve.

Mas as medidas anti-covid provocam um risco para a meta de 5,5% de crescimento estabelecida por Pequim. O ano é crucial, pois o presidente Xi Jinping dever ser reeleito como chefe de Estado da segunda maior economia mundial.

Muitos economistas duvidam que o país consiga cumprir o objetivo, que seria o menor crescimento da China desde 1990, sem considerar 2020, ano de início da pandemia.

"A estabilidade da economia não é apenas uma questão econômica, mas também de estabilidade social", advertiu o primeiro-ministro chinês Li Keqiang em um discurso amplamente divulgado pela imprensa local no sábado.

"Por este motivo, o governo deve acelerar as medidas de estímulo", adverte a consultoria Gavekal Dragonomics.

Para apoiar o crescimento, Pequim reduziu no domingo a taxa de juros de hipotecas para os compradores do primeiro imóvel.

Os setores imobiliário e da construção, que representam mais de 25% do PIB chinês, tiveram papel fundamental na recuperação econômica em 2020, após a primeira onda da pandemia.

Mas estes setores também sofrem com as medidas restritivas. Em abril, as vendas de imóveis caíram 39% em ritmo anual, segundo o ONS.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas