Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Com um tombo de mais de 32%, setor de serviços de AL tem maior retração do País

Declínio foi provocado por medida de isolamento social devido à pandemia de Covid-19

Prejudicado pelo decreto de isolamento social do Governo de Alagoas - que determinou o fechamento de empresas consideradas não essenciais por conta da pandemia de Covid-19 -, o setor de serviços registrou o maior tombo do País em abril, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quarta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, os serviços prestados no Estado recuaram 32,3% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O desempenho negativo de Alagoas foi quase o dobro da média nacional, que registrou uma retração de 17,2% na comparação entre os meses de abril.

Leia também

Na comparação com março - quando passou a vigorar o decreto de isolamento social no Estado - a retração do setor de serviços alagoano também foi a maior do País, com um 26,5%.

Com o desempenho de abril, o setor de serviços de Alagoas acumula uma retração de 10,5% no ano. Trata-se da quarta maior queda do País. A Bahia registra a maior queda nessa base de comparação, com 12,3%, seguida do Piauí (12%) e Rio Grande do Sul (10,9%).

Em abril, segundo o levantamento do IBGE, a receita nominal dos serviços prestados em Alagoas recuou 31,5%, na comparação com abril do ano passado. Na comparação com o mês anterior, a queda foi de 24%. No acumulado do ano, a receita do setor registra queda de 10,7%.

O IBGE confirma que a queda de abril foi provocada, em grande parte, pelas medidas de isolamento social adotadas devido à pandemia do novo coronavírus. "Nesses dois últimos meses [março e abril], há uma perda acumulada de 17,9% no País, o que traz o volume de serviços para um patamar 27% abaixo do ponto mais alto da série, em novembro de 2014", afirmou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas