
O mercado de seminovos deu uma aquecida em todo o País, crescendo cinco vezes mais do que o de carros novos no primeiro semestre de 2024, conforme pesquisa recente.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializados 5,4 milhões de carros usados entre janeiro e junho deste ano, um número recorde para o período. Em contrapartida, apenas 1,08 milhão de carros novos, entre modelos de passeio e comerciais leves, foram licenciados no mesmo intervalo.
Leia também
“No Brasil, a cada carro novo vendido no primeiro semestre de 2024, cinco automóveis usados foram negociados, demonstrando a força do mercado de veículos de segunda mão frente aos lançamentos eletrificados, ainda não tão acessíveis ao público geral”, detalha a pesquisa.
Enéas Augusto Murta é proprietário da IP Veículos Maceió, localizada no bairro do Farol, uma concessionária para compra, venda, troca, financiamento e consignação de veículos. Ele confirma o aumento de vendas de seminovos, principalmente o Polo da Volkswagen, e conta que esse aumento se dá devido aos aplicativos, seja Uber, seja 99, e aplicativos de entregas, que fazem a utilização de um veículo ser crucial.
Enéas acredita que, ao menos na IP Veículos, a procura por usados aumentou cerca de 35%. “O mercado deu uma aquecida. É lógico que é cheio de altos e baixos, o que é normal, natural, e isso é para qualquer comércio. Sendo que o setor de automóveis realmente movimentou bastante”, diz.
O proprietário também faz um alerta na escolha do seminovo. “O mais correto seria tentar comprar um veículo seminovo em uma loja, e não na rua, nem em OLX ou anúncios de redes sociais. Por quê? Porque a loja oferece a garantia de 90 dias, aplicando para a parte elétrica e outros componentes”, detalha.
Ele também alerta para a loja escolhida: “É necessário fazer uma investigação sobre ela. Às vezes, o boca a boca é um dos melhores meios. Pode ter sido um amigo, um irmão, um primo, um vizinho que comprou lá. Enfim, saber se a loja realmente é confiável e se você está adquirindo o produto determinado”, finaliza.

Maurício Oliveira é gerente comercial do Grupo JRCA Seminovos em Alagoas e conta que, no primeiro semestre de 2024, o grupo teve um crescimento de 19,5% nas vendas de veículos seminovos.
“Foi muito bom. Para o segundo semestre, como sempre no Brasil, espera-se uma melhora nas vendas, com tendência de um crescimento maior. A grande preocupação agora é a questão do estoque de seminovos, que pode começar a faltar no mercado. No entanto, estamos sempre buscando melhorar as avaliações em nossas lojas, e a tendência é de um crescimento significativo”, diz.
As melhorias envolvem a precificação dos carros, a preparação dos profissionais e uma atenção especial ao mercado e suas tendências, conforme ele explica.
“Estamos atentos aos carros que vendem bem em Alagoas, como os da Volkswagen (Polo, T-Cross) e da Nissan (Kicks, Versa), que têm boa saída na região. Carros da Fiat também têm mostrado bom desempenho no mercado”, aponta.
“Observamos uma tendência crescente de clientes migrando para SUVs, com grande expectativa de vendas para carros abaixo de 100 mil reais, que têm boa procura. Temos também veículos acima desse valor, mas com um público mais específico. A tendência é de que essas vendas continuem crescendo e que tenhamos um segundo semestre ainda melhor que o primeiro em relação a 2023”, conclui.