Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Bovespa fecha em queda, com cenário político e dados da China

Queda nos preços do petróleo também impactaram o mercado. O Ibovespa, principal índice da bolsa, recuou 1,72%, aos 44.443 pontos

A Bovespa fechou em queda nesta terça-feira (8), com dados piores que o esperado de exportações da China e a queda do preço do minério de ferro afetando ações como as da mineradora Vale, enquanto incertezas no cenário político local continuavam corroborando o viés negativo.

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, recuou 1,72%, aos 44.443 pontos.

Leia também

O desempenho comercial fraco da China em novembro repercutia nos mercados globais, lançando dúvidas sobre as esperanças de que a segunda maior economia do mundo vai se estabilizar no quarto trimestre.

As exportações caíram 6,8%, mais do que o esperado, em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as importações diminuíram 8,7%.

O dado aumentava a pressão de baixa sobre commodities, em dia também de queda dos preços do petróleo, o que afetava as ações de Vale e Petrobras na Bovespa.

A Vale perdeu 5,28% nas ações preferenciais, embalada no dia de forte queda de mineradoras na Europa e nos dados da economia da China. Participantes do mercado citaram a baixa dos preços de metais, como o minério de ferro, e o anúncio de suspensão do pagamento de dividendos pela Anglo American, assim como planos de vender ativos.

Além disso, a Vale informou na noite da véspera que a Sohumana Sociedade Humanitária Nacional ajuizou ação contra Samarco, BHP Billiton e Vale pedindo indenizações de R$ 20 bilhões  por danos causados pelo rompimento de barragem em Mariana (MG).

A Petrobras teve queda de 0,83% nas preferenciais. Os papéis da estatal têm sofrido com a queda dos preços do petróleo no exterior, que operam em níveis deprimidos após a mais recente reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) terminar sem concordar em diminuir a produção.

O BTG Pactual, que não faz parte do Ibovespa, perdeu 14,96%, terminando a R$ 14,95, renovando mais uma vez sua mínima histórica, depois que seu ex-presidente, André Esteves, foi denunciado, na véspera, pela Procuradoria Geral da República, por suspeita de tentar atrapalhar as investigações da operação Lava Jato.

Cenário político
Completando o quadro negativo, no Brasil repercutia a carta enviada pelo vice-presidente, Michel Temer, à presidente Dilma Rousseff. Na carta, Temer aponta o que chama de "fatos reveladores da desconfiança que o governo tem em relação a ele e ao PMDB".

Na avaliação do mercado, a carta agrava a crise política, podendo significar um rompimento num momento delicado para Dilma, após ser aceito o pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente. Segundo a Vice-Presidência, porém, a carta de Temer, que também preside o PMDB, não propôs rompimento entre partidos ou com o governo.

"O mercado está vendo a realidade de que a crise política vai continuar, o que torna ainda mais difícil o governo se organizar para uma política de ajuste fiscal para o ano que vem", disse o analista Raphael Figueredo, da Clear Corretora.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas