Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Bolsonaro pode recuar com horário de verão como fez com o STF, diz defensor da mudança

Extinção do horário de verão, que veio por meio de um decreto ainda em abril de 2019, foi uma das primeiras medidas tomadas pelo presidente

O grupo de empresários do setor de turismo que, há quase três meses, lançou o movimento para pedir a volta do horário de verão se surpreendeu com a dimensão que o assunto tomou.
Depois de ver crescer o apoio de entidades representantes de restaurantes, shoppings, setor elétrico e até de defesa dos consumidores, o próximo passo é levar o debate para a população, segundo Fabio Aguayo, diretor da CNTur, que iniciou a pressão sobre o governo, conforme o jornal Folha de S.Paulo antecipou em junho.
Aguayo diz ter percebido que o horário de verão está entre os temas que dividem a polarizada sociedade brasileira e que um termômetro disso aparece nas redes sociais. Portanto, vai lançar um novo esforço na tentativa de chamar para a causa os apoiadores de Bolsonaro, que segundo Aguayo, são os maiores opositores.
"Uma das discussões mais apaixonadas nas redes sociais é o horário de verão. Os bolsonaristas entram em uma coisa surreal. E quem não é, também. Muitos bolsonaristas são contra porque o Bolsonaro é contra. Mas eu já consegui reverter bastante", diz.
Ele afirma que o presidente pode voltar atrás, assim como fez na semana passada, na crise com o STF (Supremo Tribunal Federal), quando divulgou a nota de recuo dizendo não ter tido a intenção de atacar os outros Poderes nas manifestações do 7 de Setembro.
"Eu entendo que o Bento Albuquerque, o nosso ministro de Minas e Energia, é teimoso também. Ele pegou o espírito do Bolsonaro e não quer recuar. Mas não é questão de umbigo e vaidade. É uma questão nacional", diz Aguayo.
A extinção do horário de verão, que veio por meio de um decreto ainda em abril de 2019, foi uma das primeiras medidas tomadas por Bolsonaro em seu governo. O presidente sempre reclamou da mudança no relógio, defendendo que ela não gerava economia de energia.
Quando tomou a decisão no início do mandato, Bolsonaro também apostava que a produtividade do trabalhador brasileiro aumentaria, porque, segundo ele, o horário de verão afetava o relógio biológico da população.
O Ministério de Minas e Energia avalia que a volta do horário de verão tem impacto limitado no consumo de eletricidade e não ajudaria a enfrentar a atual crise energética. A pasta chegou a negar oficialmente o pedido, mas agora está solicitando novos estudos ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
"O próximo passo é massificar. Agora, temos que sair do campo da política e das entidades. Agora é o povo entender", afirma Aguayo, que diz estar convidando entidades de diferentes estados para abrir uma nova campanha com justificativas a favor do horário de verão.
A argumentação é que a volta da mudança no relógio promove economia de energia e favorece a circulação de consumidores em atividades como turismo e restaurantes no início da noite, o que pode ajudar os negócios a se reerguer do baque da pandemia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas