Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Black Friday indica Natal mais fraco do que o previsto, diz CNC

Em setembro, a CNC havia estimado uma alta de 3,8%, em termos reais (descontada a inflação), para as vendas natalinas de 2021, na comparação com o ano passado. Essa projeção tende a ser revisada para baixo em breve

O economista Fabio Bentes, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), avalia que o desempenho da Black Friday neste ano sinaliza um Natal mais fraco para o comércio do que o previsto inicialmente.
"A Black Friday funciona como um termômetro", afirma. Neste ano, o dia foi marcado por lojas vazias e negócios mornos no online, cenário bem diferente de outros anos, quando cenas de multidões nos estabelecimentos se espalhavam nas ruas.
Em setembro, a CNC havia estimado uma alta de 3,8%, em termos reais (descontada a inflação), para as vendas natalinas de 2021, na comparação com o ano passado. Essa projeção tende a ser revisada para baixo em breve, de acordo com Bentes.
Em 2021, a entidade estima uma queda de 6,5% para as vendas da Black Friday no Brasil em termos reais. É a primeira retração projetada em cinco anos, desde 2016.
"A inflação é a grande vilã. É a principal responsável pela projeção de queda", indica Bentes. "Com a inflação, os juros vêm subindo para o consumidor", completa.
Foram quase 5,4 milhões de pedidos online até as 16h, segundo monitoramento da Neotrust, empresa especializada em dados de vendas virtuais. O volume é praticamente igual ao registrado no mesmo período no ano passado. O faturamento estava em R$ 3,7 bilhões, 5% acima do contabilizado em igual período de 2020.
O resultado preliminar, no entanto, não considera o efeito da inflação. Em outubro, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) aumentou 1,25%, maior para o mês desde 2002. Em 12 meses, o acumulado alcançou 10,67%. Trata-se da maior marca desde janeiro de 2016 (10,71%).
Nesta sexta-feira (26), o BC (Banco Central) informou que a taxa média de juros no Brasil para empréstimos subiu 2,2 pontos em outubro, frente a setembro, para 32,8% ao ano. É o maior nível desde o início da crise de coronavírus, quando o percentual estava em 33,3% ao ano.
Bentes explica que, além de ter diminuído o poder de compra do consumidor nos últimos meses, a pressão inflacionária também aumentou os custos de operação do varejo. O impacto nas lojas desafiou descontos mais agressivos nesta Black Friday, segundo ele.
Em 2021, uma das particularidades que chamaram atenção de analistas foi o interesse de parte dos consumidores por promoções de itens básicos, como alimentos, bebidas e produtos de higiene. Eles apareceram nos relatórios dos primeiros dias de promoção do Reclame Aqui.
Conforme Bentes, essa busca pode ser associada, em parte, à crise econômica. É que, em tempos de aperto no bolso, o consumidor tenta encontrar preços mais acessíveis de mercadorias de primeira necessidade, enquanto os gastos com bens de valor maior são travados.
"O que está por trás disso é o temor do consumidor de comprometer ainda mais sua renda com prestações. Ele sabe que, se pisar no acelerador agora, os próximos meses podem ser difíceis. O cenário de inflação não vai ser revertido no curto prazo."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas