Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

Zeca Pagodinho comemora Dia de São Jorge e lança feat com Djonga

Devoto do santo, o sambista aproveitou a data para divulgar o primeiro single do projeto "Zeca Pagodinho 40 Anos Ao Vivo


				
					Zeca Pagodinho comemora Dia de São Jorge e lança feat com Djonga
Zeca Pagodinho e Djonga apresentam o sucesso do sambista "Ogum", uma homenagem ao orixá e a São Jorge.. Reprodução/ Youtube

Devoto de São Jorge, Zeca Pagodinho comemora o dia do santo, em 23 de abril, todos os anos. Nesta terça, o músico também aproveitou para lançar uma nova versão de seu grande sucesso “Ogum”, com a participação do rapper mineiro Djonga.

O single também é o primeiro do projeto “Zeca Pagodinho 40 Anos Ao Vivo” a ser divulgado nas plataformas digitais.

Leia também

Em um post no Instagram de Zeca, a legenda diz: “Viver é matar um dragão por dia e hoje celebramos nossa devoção a São Jorge. Que levanta seu escudo protetor e nos protege, que nos dá confiança e traz bonança para nossos corações.”

“Nesse 23 de abril, Zeca Pagodinho lança uma nova versão de “Ogum”, música de Claudemir e Marquinhos PQD, que se tornou uma das mais emocionantes preces nas rodas de samba desse país”, acrescenta o post. “Escuta alto, agradeça, e se junte nessa imensa legião de Jorge!”

Sincretismo religioso entre São Jorge e Ogum

São Jorge se potencializou no Brasil também por conta do sincretismo religioso com orixás cultuadas na Umbanda e no Candomblé, religiões perseguidas no país por séculos. A associação com santos cristãos foi uma ferramenta encontrada para manter sua fé em segurança, sob disfarce.

Em estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, a imagem de São Jorge foi sincretizada com Ogum, o orixá do aço, das lutas e batalhas. Já na Bahia, o santo guerreiro é associado com Oxóssi, orixá da caça e das matas.

Oração de São Jorge na música brasileira

A oração de São Jorge tem presença tão marcada na cultura popular que já foi musicada e regravada inúmeras vezes, sobretudo por artistas devotos do santo de Ogum.

Em 1975, no álbum “Solta o Pavão”, Jorge Ben Jor gravou sua versão, “Jorge da Capadócia”. Ela, inclusive, foi refeita por Zeca Pagodinho e adicionada a “Ogum”. Alcione e Maria Bethânia também fizeram canções em homenagem ao santo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas