Pilar aceita bolsa de estudos e viagem para os Estados Unidos

Após terminar noivado, a jovem decide viajar para o exterior para cursar medicina

Finalmente chegou o momento de glória para Pilar (Gabriela Medvedovski). Após fugir de casa e enfrentar preconceitos da época, a baiana vai realizar seu grande sonho: entrar para a faculdade de Medicina!

A jovem irá aceitar a bolsa de estudos que conseguiu com a ajuda de Teresa Cristina (Leticia Sabatella) e de Pedro II (Selton Mello), e partirá para a universidade de Boston.

Mesmo sendo impedida de entrar na faculdade pelos costumes da época, Pilar sempre alimentou seu grande sonho de ser a primeira mulher médica do Brasil.

A baiana enfrentou o pai Eudoro (José Dumont), fugiu de seu casamento com Tonico (Alexandre Nero) e chegou até a fazer a prova para a faculdade de Salvador, onde foi hostilizada pelos professores.

Como não conseguiu a vaga em Medicina, Pilar foi comendo pelas beiradas: fez curso de parteira e chegou até a ajudar no nascimento dos gêmeos de Clemência (Dani Barros).

Mas o destino sorriu para Pilar, e agora ela terá a chance de embarcar para Boston e se formar médica, como ela sempre sonhou.

Depois de terminar o noivado com Jorge/Samuel (Michel Gomes), a única coisa que ainda prendia a jovem no Brasil, ela decide aceitar a bolsa de estudos.