Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Morre atriz Ilva Niño, a Mina de Roque Santeiro

A atriz Ilva Niño ficou famosa pelo papel de Mina, em Roque Santeiro. Ela tinha 89 anos e estava internada desde maio


				
					Morre atriz Ilva Niño, a Mina de Roque Santeiro
Causa da morte não foi informada. Foto: Globo/Divulgação

A atriz Ilva Niño, que viveu a empregada Mina em Roque Santeiro, morreu nesta quarta-feira (12/6), no Rio de Janeiro. Ela tinha 89 anos e estava internada. A causa da morte não foi informada.

Ilva estava no Hospital Quali há quase um mês, desde 13 de maio. Na data, ela passou por uma cirurgia no coração e precisou seguir internada.

Leia também

Ela foi casada com Luiz Mendonça e teve apenas um filho, Luiz Carlos Niño. Os dois faleceram antes dela.

A trajetória de Ilva Niño

Com mais de 30 novelas no currículo, ela ficou conhecida principalmente pelo papel em Roque Santeiro. Na trama, ela era empregada de Viúva Porcina (Regina Duarte) e era alvo do bordão da protagonista (“Miiiiina”).

“Uma pontinha de nada em Roque Santeiro, e a Mina não morreu nunca, até hoje todo mundo grita pela Mina na rua. Foi um grande sucesso, merecidamente um grande sucesso. Dias fez uma parte, depois Aguinaldo Silva pegou a outra parte e continuou o grande sucesso”, disse a atriz ao Memória Globo.

Ilva Niño deu os primeiros passos como atriz ainda na escola e começou a trabalhar no começo da década de 1960. Entre os trabalhos, ela fez a peça teatral O Auto da Compadecida e também O Berço do Herói e O Pagador de Promessas.

Nas telas da Globo, participou de tramas como Gabriela, Sem Lenço, sem Documento, Feijão Maravilha e Pecado Capital. A atriz também participou de Cheias de Charme, em 2012. Na novela, que está sendo reprisada na Globo, ela deu vida à Epifânia, a personal parteira de Chayene (Cláduia Abreu).

Seu mais recente papel em novelas foi em Malhação – Pro Dia Nascer Feliz. Na trama juvenil, ela vivia Damiana, avó da protagonista Joana (Aline Dias) e aparecia na trama para ajudar a neta.

Veja a matéria completa em: Metrópoles

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X