Com toda a diplomacia e polidez que lhe são peculiares, Leopoldina (Letícia Colin) enfrenta Domitila (Agatha Moreira) e diz verdades à amante de Dom Pedro (Caio Castro), em Novo Mundo. O encontro das duas é no Solar e a dama de São Paulo é pega de surpresa com a visita de Vossa Alteza, que é bem direta:
"O que a senhora faz na propriedade dos Bragança? Então é aqui que Pedro vem todos os dias. Há quanto tempo vocês são amantes?"
Leia também
Domitila rebate as insinuações da princesa e põe o dedo na ferida.
"Posso até ser mais uma amante de Dom Pedro, mas, pelo que vejo, sou diferente das outras. Não acredito que a alteza tenha se dado ao trabalho de ir atrás de todas as amantes do príncipe. Acha que sou uma ameaça ao seu casamento?"
Leopoldina lhe diz que é uma ameaça ao país, que por conta de Domitila o príncipe tem negligenciado seus compromissos com o reino. E Domitila, mais uma vez, retruca, tentando diminuir Leopoldina como esposa.
"Talvez a senhora deva ser mais esposa do que princesa, essa é a diferença entre nós duas. Pedro para mim é um homem e eu sou para ele uma mulher. Quando estamos juntos, nada mais existe. E se o príncipe vem aqui todos o dias, é por vontade própria."
Cínica, Domitila sugere uma amizade entre as duas, já que dividem o mesmo homem. Porém, Leopoldina mostra o que uma princesa tem e deixa a rival furiosa.
"Jamais seremos amigas, nunca gostei de você desde a primeira vez que nos vimos. Não ouse se comparar a mim e trate de não atrapalhar a vida política de Pedro; limite-se a divertir o príncipe enquanto esse romance durar."
"Você não passa de uma amante. Eu sou a esposa, a princesa do Brasil. Vamos ver como cada uma vai entrar para a história."
Dom Pedro elogia postura de Leopoldina
Quicando de raiva com os desacatos de Leopoldina, Domitila conta ao nobre sobre a visita inconveniente e fala que a princesa a proibiu de atrapalhar a vida pública dele. Dom Pedro fica chocado com o que a amante lhe diz e ela mais ainda com a conclusão do príncipe, que elogia a esposa.
"Isso prova que Leopoldina é uma princesa de grande talento estratégico, uma estadista capaz de enfrentar o inimigo de frente."