Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

Filmagem de Missão Impossível 7 gera protestos na Polônia

Governo polonês concordou que equipe do filme explodisse um pedaço de uma ponte desativada na cidade

Os planos para as filmagens de "Missão Impossível 7" geraram revolta e protestos numa comunidade da Polônia, porque a produção pretende explodir uma ponte histórica de 111 anos de idade.

A Ponte Pilchowice é parte de uma linha ferroviária do sul da Silésia que se encontra desativada há quatro anos. Por conta do abandono, o governo polonês concordou que equipe do filme explodisse um pedaço da construção. Mas a população local ficou indignada, afirmando que a ponte é um pedaço de sua História. Os protestos chegaram à associação de comércio da Polônia com o objetivo de alertar que a ponte de 111 anos é considerada um monumento cultural e precisa ser preservada.

Leia também

Respondendo à polêmica, o Ministro da Cultura Pawel Lewandovski explicou à Wirtualna Polska, a associação do comércio da Polônia, que a ponte desativada desde 2016 não tem valor histórico e nem cultural, e que o dinheiro do filme servirá para consertar eventuais estragos e ainda vai ajudar a valorizar o turismo local.

"Eu não me fixaria no fato de que a Ponte Pilchowice é um monumento. Ela está em ruínas e não tem valor", disse Lewandovski, em registro do jornal Gazeta Wyborcza.

"Nem todas as coisas antigas são monumentos", ele continuou. "A lei afirma claramente que um monumento é apenas algo com características sociais, artísticas ou científicas. Na arte e na cultura, esse valor só surge quando existe uma relação entre o objeto cultural e as pessoas. Assim, se um objeto não é usado, não está disponível, não tem esse valor. Portanto, não é um monumento. Além disso, apenas uma pequena parte será destruída durante as filmagens".

Segundo a Gazeta Wyborcza, Tom Cruise é esperado para as filmagens na Polônia em setembro.

Esses planos podem ser frustrados, no entanto, pelas intenções do comitê de Conservação de Monumentos da Silésia, que deu entrada num processo para considerar a ponte como um monumento e impedir sua destruição, algo sobre o qual o Ministério da Cultura não tem nenhum controle.

Atualmente em produção em vários países da Europa, após uma pausa devido à pandemia de covid-19, "Missão: Impossível 7" tem previsão de estreia para 19 de novembro de 2021.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas