Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

Dormir menos de 8 horas por noite pode aumentar a gordura na barriga

De acordo com os cientistas, dormir pouco leva a uma regulação anormal da atividade em diferentes partes do cérebro, afetando o centro de recompensa, sono e apetite, além de causar resistência à insulina.

Um novo estudo, que será publicado na edição de maio da revista científica Sleep Medicine, sugere que não dormir o suficiente por noite pode aumentar as chances de acumular gordura visceral, o tecido adiposo que se deposita na cavidade abdominal e é responsável pela famosa barriga de chope.

Para a realização do estudo, os pesquisadores coletaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos. Os participantes responderam um questionário para estimar quantas horas dormiam por noite e passaram por exames de raio X para calcular a porcentagem de gordura corporal.

Leia também

Fizeram parte do levantamento mais de cinco mil voluntários, divididos igualmente entre homens e mulheres, entre 18 e 59 anos de idade. A média diária de sono deles foi pouco menos de sete horas, sendo que o recomendado é de sete a oito horas por noite.

Os pesquisadores concluíram que uma hora a menos de sono foi responsável pelo acúmulo de 12 gramas de gordura visceral ao final de quatro anos de acompanhamento.

A gordura visceral é perigosa pois leva ao vazamento de ácidos graxos na corrente sanguínea. O seu acúmulo pode aumentar o risco de problemas metabólicos graves, como obesidade, colesterol alto, pressão alta e resistência à insulina.

De acordo com os cientistas, dormir pouco leva a uma regulação anormal da atividade em diferentes partes do cérebro, afetando o centro de recompensa, sono e apetite, além de causar resistência à insulina. Isto pode explicar a conexão entre a falta de sono e o armazenamento de gordura visceral.

Segundo o principal autor do estudo, Panagiotis Giannos, o estudo fornece uma visão abrangente sobre a influência da privação de sono no armazenamento de gordura.

“Nosso estudo acrescenta evidências que sugerem uma ligação proeminente entre a privação de sono e o ganho de peso, o que pode ser clinicamente significativo, já que a adiposidade visceral está associada a problemas metabólicos, como resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares”, diz.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas