Ardilosa, Domitila (Agatha Moreira) faz a notícia de sua gravidez se espalhar pela Corte, e o assunto mais comentado do Rio de Janeiro chega aos ouvidos de Leopoldina (Letícia Colin), que se descontrola.
Em Novo Mundo, a amante real conta com a ajuda do fofoqueiro Patrício (André Dias), que faz o favor de contar a Vossa Alteza. E Leopoldina encara a novidade como se fosse uma facada no peito. Lurdes (Bia Guedes) tenta acalmá-la, mas a princesa lhe diz que seu casamento corre perigo.
Leia também
"Estou cada vez mais distante de Pedro. Eles vão formar uma família", desespera-se a nobre.
Anna (Isabelle Drummond) vai conversar com a amiga, que se mostra mais do que decepcionada com a situação:
"Por mais que eu soubesse do caso de Pedro, ser mãe dos filhos dele era algo que competia somente a mim. Domitila não tem limites. Ela quer tirar tudo de mim, ocupar o meu lugar de princesa."
A professora a encoraja a lutar e enfrentar Domitila. No entanto, Leopoldina considera que será uma batalha bem difícil de ser ganha.
"O coração do meu marido é dela. Domitila vai usar isso para me afastar de Pedro, me tirar da vida dele", lamenta-se.
Mesmo apaixonado por Domitila, Dom Pedro (Caio Castro) tem um carinho especial por Leopoldina e se preocupa em como a princesa vai receber a notícia da gravidez da amante. Numa conversa com Domitila, Vossa Alteza comenta de seu receio e fala de seus sentimentos sobre a esposa.
"Leopoldina é a minha esposa, a princesa, e eu a amo. É a mãe dos meus herdeiros e eu devo muito a ela. Se não pode viver nessa situação, não sei o que fazer".
A declaração revolta a dama de São Paulo, que o põe pra fora:
"Você é um canalha, Pedro. Como se atreve a me dizer isso?"