Dom Pedro ameaça Leopoldina e Joaquim vira guarda pessoal do príncipe

Ainda em 'Novo Mundo': Piatã vai para a aldeia dos Tucaré; Licurgo e Germana se 'transformam' em índios

Em Novo Mundo, Dom Pedro (Caio Castro) não está vivendo seus melhores dias! Com o Brasil falido, ele chega em casa estressado e Leopoldina (Letícia Colin) o chama para conversar. "A despensa do palácio está vazia. Não temos estoque para a doação aos pobres", ela avisa.
O príncipe regente explica a ela que cortou esta verba. "Tua mesada também está cortada!", completa Pedro. Leopoldina fica chocada e avisa que o acordo nupcial prevê uma quantia para ela, e os dois começam a discutir por causa do dinheiro.
"Você está arrependida?! Pois podes fazer tuas malas e voltar para a Europa agora mesmo!", ele avisa.
Quem também aguarda uma surpresa é Anna (Isabelle Drummond). Em sua própria casa, ela encontra Thomas (Gabriel Braga Nunes) conversando com Jacinto (Babu Santana), o capataz responsável pelo atentado à vida de Dom Pedro em uma emboscada planejada pelo ministro. Quando Thomas pensa que sua esposa está no quarto, ela aparece na cozinha, onde os dois estão, e flagra a presença do estranho: "Quem é esse homem?", pergunta, prontamente. Como será que o inglês vai se explicar?
Quem provavelmente terá de dar explicações a Dom Pedro é Chalaça (Romulo Estrela), que é visto pelo príncipe regente saindo às pressas depois de receber uma notícia. Ele foi até Domitila (Agatha Moreira) assim que soube que ela sofreu um ataque, em São Paulo.
O braço direito de Pedro decide visitá-la para conversar e entender tudo que aconteceu. Ela relata os fatos que incriminariam Felício (Bruce Gomlevsky), seu marido, e o secretário fica furioso! Ele até pensa em tomar uma atitude radical, mas a moça pede para que não a exponha. "Apenas me tire daqui! Leve-me para o Rio de Janeiro! Eu posso morrer se ficar!", clama Domitila.
Já sair da cidade é um desejo de Piatã (Rodrigo Simas). O irmão de Anna a surpreende quando ela está desenhando um quadro de Thomas, em casa. Ele vai até ela para se despedir, pois decidiu ir embora com os índios. O jovem pede para ficar sozinho com a irmã, por isso, Thomas o parabeniza e sai da sala. Piatã confessa que está com medo, mas precisa tentar, e é apoiado pela professora. "Não tenho ideia do que esperar, mas eu preciso tentar", explica ele. Piatã diz que estará próximo, afinal, os Tucaré ficarão no Rio de Janeiro. Mesmo assim, Anna sofre com a notícia...
Para a cidade quem volta é Joaquim (Chay Suede). Antes, ele e padre Olinto (Daniel Dantas) conversam sobre o sucesso do plano para melhorar a vida dos índios, e, em seguida, diz que agora vai tocar a vida, cuidar do filho, Quinzinho (Theo de Almeida). Piatã, que já está na aldeia, chega e pede a ele que fique de olho em Anna, pois não confia em Thomas. Joaquim devolve, então, o cocar para Ubirajara (Allan Souza Lima), fala que agora deixará de ser Tinga e parte para o Paço...
Lá, Pedro se surpreende com a presença de Joaquim. O príncipe repara nas mudanças no visual do amigo. O rapaz pergunta, então, se a proposta de ser guarda pessoal do príncipe ainda está de pé. Pedro fica animado e aceita empregar Joaquim, mas ressalta que o trabalho será difícil, pois os cofres estão zerados e o país está em crise. E, por enquanto, não conseguirá pagar a ele um bom salário...
"Não se preocupe, príncipe. O fato de o senhor confiar em mim já é o bastante. Além de tudo, o senhor me ajudou com a questão dos índios. Eu nunca vou esquecer", diz Joaquim.
E por falar em índios, Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva), sem se darem conta, acabam na taberna fazendo danças típicas indígenas ao lado de duas índias, que foram para lá quando os Tucaré estavam na cidade para o encontro com Pedro. Ambos bebem um líquido preparado por elas, que riem ao observá-los. Um tempo mais tarde, eles apagam e, quando Germana abre os olhos, vê o marido todo pintado sem se lembrar de nada. Ela grita de pavor e o acorda! Esse casal só se mete em confusão mesmo.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p