Cynthia Benini: 'Me sinto muito segura para voltar a atuar'
Há dois anos longe da TV, atualmente ela pode ser vista como a fisioterapeuta Isabel na reprise da novela Laços de Família
Assim como muitos artistas, Cynthia Benini, de 47 anos, teve os planos alterados durante a pandemia do coronavírus. A atriz e jornalista ensaiava para encenar o filme Garoto de Cachecol Vermelho, quando teve o trabalho interrompido por conta do isolamento social. "Estava pronta para encenar o longa, uma produção do Brasil/Canadá, quando tivemos que encarar a quarentena por causa da Covid-19 e obrigados a nos resguardar pelo bem de todos."
Há dois anos longe do trabalho da TV, atualmente ela pode ser vista como a fisioterapeuta Isabel na novela Laços de Família [Globo, 2000], reprisada no Vale a Pena ver de Novo. Cynthia afirma que se emociona ao rever a trama. "É maravilhoso. Confesso que senti um frio na barriga ao rever Isabel e lembrar da oportunidade incrível que tive ao participar de uma novela das 9, ao lado de grandes atores e ainda mais sendo escrita por Manoel Carlos. Depois de 20 anos, Laços de Família se mostra atemporal em suas abordagens", disse ela, que quer voltar às novelas. "Me sinto muito segura para voltar a atuar".
Depois de mais de dez anos trabalhando no jornalismo do SBT, Cynthia experimentou novos caminhos. "Quando saí do SBT em 2015 - depois de 14 anos - aproveitei para fazer coisas que há muito tempo tinha vontade de fazer, mas não havia tempo para me dedicar. Fui para o Xingu, onde pude conhecer uma nova realidade brasileira ligada à subsistência, cultura e arte do nosso povo indígena. Me rendeu lindas imagens e um projeto ligado à educação. Viajei com um grupo de masterminds para a Espanha e há dois anos apresentei o reality show de cabeleireiros e barbeiros, Duelo de Salões, na Band."
Casada há dois anos com o advogado tributarista Ally Murade, Cynthia vive em Florianópolis (SC) e afirma viver com tranquilidade e plenitude. "Atualmente, tenho minha base em Florianópolis. Optamos em viver com mais qualidade de vida, próximo da natureza que me faz tão bem", diz a apresentadora, que é mãe de Valentina, de 17 anos, da união com André Gonçalves.
Você está de volta a TV em Laços de Família. Como é rever a Isabel?
É maravilhoso. Confesso que senti um frio na barriga ao rever Isabel e lembrar dessa oportunidade incrível que tive ao participar de uma novela das 8, ao lado de grandes atores e ainda mais sendo escrita por Manoel Carlos. Depois de 20 anos, Laços de Família se mostra atemporal em suas abordagens. É emocionante.
O que você aprendeu com Isabel que você levará para o resto da vida?
Isabel é fisioterapeuta e hoje, até por conta da pandemia, temos um olhar mais carinhoso e respeitoso para com os profissionais da saúde. Ela se apaixona por seu paciente e isso gera um questionamento importante entre a ética profissional e o sentimento legítimo do amor sem preconceito. Dar vida a uma personagem como Isabel é valorizar as emoções, equilibrar delicadeza, firmeza no trato profissional e dedicação ao próximo.
O que a novela representou na sua vida?
Laços de Família foi um marco na minha vida, me abriu portas, mas ao mesmo tempo, me exigiu um decisão profissional. Na época, já atuava como atriz. Essa foi a quinta novela em que atuei - no total, já foram seis - e tinha acabado de me formar em jornalismo. Estava indecisa. Não sabia ainda qual profissão me dedicaria.
Você tem vontade de voltar atuar?
Muita! Nunca deixarei de ser atriz ou jornalista. Me sinto honrada por ter ofícios tão fortes dentro de mim. Um expressa as diferentes realidades através da criação de personagens usando meu corpo, emoções e expressões. O outro, através da escrita e da palavra. O amadurecimento me trouxe serenidade em fazer escolhas e me entregar sem medo ou culpa às oportunidades que tenho. Me sinto muito segura para voltar a atuar.
Como foi sua ida ao Jornalismo?
Antes mesmo de iniciar no jornalismo diário no SBT, já havia apresentado programas nos canais: Sportv, MTV, Superstation (atual National Geographic), TV Escola, e TV Futura, E! Entertainment Television, desenvolvido conteúdo para o primeiro portal de internet gratuito no Brasil e fundado uma revista com um grupo de amigos. Quando fui contratada pelo Silvio Santos, em 2002, não sabia ao certo qual seria meu aproveitamento na emissora. Existiam algumas possibilidades e eu queria criar raízes naquela emissora familiar e de oportunidades. Então, aproveitei para me colocar à disposição e mostrar que tinha um diploma, muita força de vontade e experiência para encarar um novo desafio, como o hard news.
Você é modelo, atriz, apresentadora e jornalista. Em qual atividade você é mais realizada?
Difícil dizer. Acredito ainda que essa lista vai aumentar (risos). Me realizo profissionalmente quando me sinto participante, colaborativa, valorizada e eficaz. Amo trabalhar e sempre me dedico quando motivada e demandada com grandes desafios. Costumo dizer que sou "braçal" porque estou sempre pronta para o que der e vier. Hoje sou o que meu ofício exige. Não tenho medo de arrojar e experimentar. Atuando e apresentando são as minhas melhores performances porque é onde mais quero estar.
Como está sua vida profissional atualmente?
Estava pronta para encenar no longa O garoto do cachecol vermelho, quando a pandemia adiou os planos de toda uma equipe. Espero que possamos retomar em breve. Tenho gravado muitas locuções e apresentado alguns eventos virtualmente. Ler e escrever tem sido um grande exercício para continuar produtiva. Mexer o corpo e buscar novas atividades que possam me enriquecer internamente, me deixam criativa.
Como é sua rotina diária?
Eu tenho minha base em Florianópolis. Optamos em viver com mais qualidade de vida, próximo da natureza que me faz tão bem. Todos os dias acordo, faço meus exercícios físicos, medito... moro de frente para o mar. Organizo nossa rotina de casa e aproveito para aprender algo diariamente como fazer uma culinária diferente, escrever um novo projeto, estudar novos interesses.
Quais são suas realizações pessoais?
Atualmente, estou casada. Por muito tempo, me dediquei exclusivamente a carreira e à minha filha. Quando conheci o Ally Murade percebi que estávamos em momentos parecidos. Nos cuidamos e nos apoiamos. Eu sigo construindo sonhos e dividindo momentos e desafios. Depois de tantos anos só pensando em trabalhar, cuidando de tudo sozinha, sendo tão independente, é bom ter alguém que cuide de mim e que deixe meu lado feminino aflorar. Mexer com plantas, ter tempo para cozinhar - um hobby que adoro - tem sido algumas das minhas realizações pessoais.
Você é mãe de Valentina. Quantos anos ela tem agora?
A Valentina está com 17 anos. Ver minha filha caminhando para a maioridade de seus 18 anos, me assusta, mas também me faz sorrir. Ela nasceu quando eu estava com 30. Vou deixar vocês fazerem a conta... (risos). Brincadeiras à parte, não tenho problemas em assumir meus 47 anos. O tempo passa para todos mas apenas alguns percebem a importância de aproveitar cada momento. Vivo o hoje com o mesmo frescor de antes.
E mais filhos?
Não. Biológico somente a Valentina. Mas com meu casamento ganhei uma enteada linda, inteligente e sensível que se chama Helena. Ela mora em Portugal, mas é muito presente em nossas vidas.
Como você cuida da beleza?
Meus cuidados continuam os mesmos de sempre: exercícios contínuos, uma alimentação saudável o que inclui produtos frescos e orgânicos, rezar para elevar o espírito e manter uma mente sã e focada, evitar bebidas alcoólicas e nada de carne vermelha. Acredito que tudo que nos faz feliz, nos deixa mais bonita. Não existe regra, mas assim sigo o meu caminho.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://4et.us/rvw00p