Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

Conheça os adversários do brasileiro 'O menino e o mundo' no Oscar

'Anomalisa', Divertida Mente', 'Marnie e 'Shaun' disputam estatueta. Filme de Alê Abreu concorre na categoria melhor animação

Diretor da animação "O menino e o mundo", que representa o Brasil no Oscar 2016, o paulistano Alê Abreu, de 44 anos, pode até estar confiante de que vai tirar o país da "eterna" fila pela primeira estatueta. Mas ele sabe que os adversários não são café-com-leite.

Verdade que o cineasta faz críticas ao (suposto) favorito, "Divertida mente", da Pixar. "Mostrar a Alegria como uma menininha loirinha bonitinha e a Tristeza como uma gordinha de óculos - isso não é legal", afirmou em entrevista ao G1.

Leia também

"Mas eu gostei desta seleção [de concorrentes], não só porque 'O menino...' foi escolhido. Então, pô, já não sei mais se o Oscar é aquela coisa de 'ó, vão ser os cinco classicões caretas representando a indústria de animação'. O 'Minions' não foi selecionado, 'Peanuts' não foi, 'O bom dinossauro'... Vejo uma luz aí."

Quem são, afinal, esses adversários?

'

Conheça, abaixo, os quatro concorrentes de 'O menino e o mundo' ao Oscar:

'Anomalisa' 

O roteirista e diretor americano Charlie Kaufman, de 57 anos, é conhecido por criar personagens incomuns. Foi ele quem escreveu os cultuados "Quero ser John Malkovich" (1999), "Adaptação" (2002) e "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" (2004). Todos têm personagens e histórias não convencionais sobre pessoas infelizes e deprimidas. E é assim com sua primeira animação, "Anomalisa", da qual ele é também codiretor ao lado do animador Duke Johnson.

O filme é "animação para adultos". A história é a de Michael (voz do ator David Thewlis, de "A teoria de tudo"), um palestrante motivacional que sofre da rara Síndrome de Fregoli, transtorno psicológico. Um dos "sintomas"  é que ele acredita que todas outras pessoas do mundo se disfarçam para parecer outras. É um transtorno psicológico que existe de verdade. O título do filme é uma junção das palavras  "anomalia" e Lisa.

Para reforçar essa ideia esses personagens que circulam com o Michael são dublados pelo mesmo ator, Tom Noonan, sejam eles homens ou mulheres. Mas então, durante a história, Michael conhece Lisa: e ela, sim, tem voz e personalidade únicas para o Michael. Quem dubla é Jennifer Jason Leigh, que concorre ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por "Os oito odiados", de Quentin Tarantino.

'Divertida mente'

Esta superprodução da Pixar custou US$ 175 milhões, contra US$ 500 mil de "O menino e o mundo". Como diz o diretor do representante brasileiro, "é guerra de Davi contra Golias". E, apesar de fazer críticas, Alê Abreu reconhece o potencial do rival: "Tem muitas qualidades, é uma ideia incrível mergulhar na cabeça da personagem. É um filme que ousa muito mais que os outros da Pixar, dá um passo além".

"Divertida mente" retrata o que se passa dentro da mente de Riley, uma garotinha que se mora em uma pequena cidade nos Estados Unidos mas tem de se mudar com a família quando o seu pai arruma emprego em San Francisco. Os personagens as emoções de Riley: Alegria (dublada por Amy Poehler no original e por Miá Mello), Medo (Bill Hader ou Otaviano Costa), Raiva (Lewis Black ou Leo Jaime), Tristeza (Phyllis Smith ou Katiuscia Canoro) e Nojinho (Mindy Kaling ou Dani Calabresa).

Em entrevista ao G1, o diretor do filme, Pete Docter (ganhador do Oscar por "Up! Altas aventuras") explicou a ideia do projeto: "Usamos as emoções como personagens para aproveitar o fato de sermos animadores". Também explicou que se inspirou na vida real: "Minha filhinha estava crescendo, mudando, estava com 11 anos, ficando cada vez mais tímida. Eu vivia tentando pensar o que se passava na cabeça dela".

'As memórias de Marnie'

Filme do tradicionalíssimo estúdio Ghibli, do Japão, fundado por Hayao Miyazaki, de "A viagem de Chihiro". A história é a de Anna, de 12 anos, que é filha de filha adotiva e está sempre solitária e infeliz. Até que um dia ela acha, numa ilha isolada, uma mansão, onde vive Marnie. A garota, então, vira a única amiga de Anna. Mas Marnie não é bem quem parecia ser.

'Shaun, o carneiro' 

"Shaun: O carneiro" foi vencedor do prêmio de melhor longa-metragem no festival Anima Mundi do ano passado, no Rio. A produção é baseada na série de desenho britânica "Shaun, the Sheep" e tem direção da dupla Mark Burton e Richard Starzak. Eles são os criadores de "Wallace & Gromit" e "A fuga das galinhas". A animação em stop motion mostra Shaun, um carneiro inteligente que lidera seu rebanho. Ele decide tirar um dia de folga, mas o rebanho decide ir atrás dele.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas