
Cinco anos após a trágica morte de Naya Rivera, seu ex, Ryan Dorsey se abriu e falou detalhes do dia do acidente e revelou que o filho, Josey, que estava presente quando tudo aconteceu, se sente culpado por ter perdido a mãe. O ator disse à revista People como o menino reagiu quando a mãe caiu no Lago Piru, no Condado de Ventura, na Califórnia, e não voltou.
“[ele] disse várias vezes (...) que estava tentando encontrar um bote salva-vidas para sua mãe antes da morte dela. Havia uma corda, mas havia uma grande aranha na corda, e ele estava com muito medo de jogá-la. Eu o tranquilizei: 'Amigo, aquela corda não seria longa o suficiente'. Isso, obviamente, ainda está gravado em sua cabeça.”
Leia também
Naya morreu aos 33 anos de idade em 2020, quando passava um dia de lazer no Lago Piru com o pequeno Josey, que na época tinha 4 anos de idade. A investigação concluiu que tudo se tratou de um acidente, e que ela tinha levado seu filho em segurança no barco que alugaram para passar o dia ao ar livre.
Na entrevista recente Dorsey compartilhou o que Josey lembra dos “últimos momentos” de sua mãe: “A última coisa que ela disse foi o nome dele, e então ela afundou, e ele não a viu mais”, disse o ex-participante de Justified’.

Apesar de saber que tudo se tratou de um acidente, Ryn admitiu que também sente culpa, e que pensa em como a tragédia poderia ter sido diferente se ele estivesse a bordo do barco.
“Eu provavelmente teria entrado no barco, e gosto de pensar que a teria salvado. Mas, por outro lado, acho que talvez algo ruim pudesse ter acontecido a nós dois. Eu não sei.”
A atriz e o ator foram casados de 2014 a 2018, deram as boas-vindas ao seu bebê em 2015. Dorsey confirmou que eles tinham boa relação de paternidade, e que sempre colocaram Josey em primeiro lugar.
“Se um de nós não podia fazer isso, nós sempre o substituíamos. Nunca tivemos nenhum problema real com relação a criá-lo juntos.”
O dia do acidente
Ryan também relembrou como recebeu o baque do desaparecimento de Naya, que teve o corpo encontrado apenas 5 dias depois: “Dirigi o caminho todo a 100 e poucos quilômetros com meus dispositivos de segurança ligados, fumando um cigarro atrás do outro - e eu nem fumo, na verdade - e só chorando. Eu só queria chegar até Josey”.
Agora pai solteiro, Dorsey está tentando deixar Rivera “orgulhosa” como o “melhor [pai] que ele pode ser”, criando “um bom homenzinho”.
Em novembro de 2020, Dorsey entrou com um processo contra o condado de Ventura, na Califórnia, e a empresa que gerencia a região de Lake Piru pela morte da atriz em julho de 2020; a ação foi descrita como homicídio culposo em nome de Josey, e foi resolvida em março de 2022.
"Com esse acordo, Josey apenas será compensado por ter que lidar com o afogamento da mãe no Lake Piru. Apesar de a morte da mãe de Josey não poder ser realmente superada, estamos satisfeitos que o acordo financeiro irá auxiliar Josey significativamente em sua vida depois da tragédia", diz o comunicado.
Morte de Naya Rivera
Em julho de 2020, Naya tirou um dia para fazer um passeio de barco com Josey quando desapareceu no Lake Piru. Segundo relato do menino e investigações da polícia, os dois pularam do barco para nadar e quando a atriz percebeu que estava se afogando, conseguiu tirar o menino da água e colocá-lo de volta na embarcação. O garotinho, que viu a mãe desaparecer, usava salva-vidas e foi encontrado dormindo, com o barco à deriva, horas depois. O colete de Naya, assim como seus pertences pessoais, estavam junto com Josey.
Após a morte de Naya, 12 mil pessoas assinaram uma petição pedindo mais proteção aos frequentadores do local.