
A violação de direitos autorais na indústria da música é uma questão polêmica. Enquanto algumas canções acidentalmente soam como outras, muitos dos hits que conhecemos realmente usaram samples ou riffs de sucessos de outros artistas sem atribuir os devidos créditos. Por conta disso, várias brigas entre músicos foram parar nos tribunais.
Travis Scott - 'No Bystanders' - A mais recente polêmica envolvendo plágio gira em torno de Travis Scott, o namorado da bilionária Kylie Jenner. O DJ Paul, que faz parte do Three 6 Mafia, entrou com uma ação na justiça contra Travis Scott alegando que a música 'Astroworld' tem trecho copiado da canção 'Tear Da Club Up', do grupo de hip hop. DJ Paul está pedindo 20 milhões em danos.
Leia também
Shakira - 'La Bicicleta' - Outro caso recente envolve Shakira, que foi clicada comparecendo ao tribunal por plagiar o hit 'La Bicicleta', no dia 27 de março de 2019 em Madri, na Espanha. A diva latina e o parceiro Carlos Vives negaram as acusações de que a letra, ritmo e melodia da música tenham sido copiadas de 'Yo Te Quiero Tanto', do produtor e cantor cubano Livan Rafael Castellanos.
Shakira - 'Loca' - Não é a primeira vez que Shakira se envolve judicialmente por acusações do gênero. Pelo hit 'Loca', a artista foi processada por se apropriar de 'Loca con su Tiguere', música do autor Ramon Arias Vasquez. Curiosamente, ela chegou a ser declarada culpada em 2014, mas no ano seguinte foi inocentada após compositor apresentar provas falsas. Bizarro, hein?
Ed Sheeran - 'Thinking Out Loud' - Sheeran foi processado duas vezes. As ações judiciais mencionavam que o astro britânico copiou partes de 'Let's Get It On', de Marvin Gaye, para o hit 'Thinking Out Loud'. Ed Townsend, coautor da música com Gaye, está por trás de um dos processos. Um juiz dos EUA inclusive concordou que existem 'semelhanças substanciais'.
Juice WRLD - 'Lucid Dreams' - Sting ameaçou processar Juice WRLD por plagiar riff de guitarra de 'Shape of My Heart', música lançada em 1993, em 'Lucid Dreams', do rapper, mesmo com o ex-vocalista do The Police já recebendo 85% dos royalties.
Nicki Minaj - 'Sorry' - Tracy Chapman entrou com ação contra Nicki Minaj por usar um trecho de sua música 'Baby Can I Hold You' em 'Sorry', hit da rapper. Chapman afirma que Minaj pediu permissão para usar partes de sua canção várias vezes depois que a faixa já havia sido gravada, mas ela não havia autorizado.
Daft Punk e The Weeknd - 'Starboy' - A cantora Yasminah processou o duo Daft Punk e The Weeknd por pelo menos 5 milhões de dólares, alegando que material de sua canção 'Hooyo', de 2009, foi usado no hit 'Starboy'.
Childish Gambino - 'This is America' - O artista foi acusado de que seu hit foi uma imitação de 'American Pharaoh', de Jase Harley. Apesar dos rumores, Harley fez postagem no Instagram dizendo que se sentia humildemente envaidecido pelo reconhecimento e inspiração na grandiosa canção.
Miley Cyrus - 'We Can't Stop' - Em março de 2018, o músico jamaicano Flourgon entrou com uma ação contra Miley Cyrus, afirmando que 'We Can't Stop' era 'substancialmente similar' à sua canção 'We Run Things', de 1998.
Ed Sheeran, Faith Hill & Tim McGraw - 'The Rest of Our Life' - A cantora country Jasmine Rae processou Sheeran, dizendo que a música que ele escreveu para Hill e McGraw era quase uma cópia de sua canção 'When I Found You'.
Meghan Trainor - 'All About That Bass' - O grande sucesso da cantora americana foi supostamente retirado da música 'Happy Mode', da banda de k-pop Koyote, segundo afirma um dos compositores.
The Beatles - 'Come Together' - O quarteto de Liverpool também foi acusado de plágio. Em 1973, Chuck Berry afirmou que o hit dos Beatles tinha a mesma base e melodia de 'You Can't Catch Me'.
Rod Stewart - 'Do Ya Think I'm Sexy?' - Aparentemente, o astro pop teria pescado referências na música 'Taj Mahal', lançada em 1976 pelo brasileiro Jorge Ben Jor. Os dois chegaram a um acordo com o britânico concordando em doar parte do dinheiro para a caridade.