Anna (Isabelle Drummond) não foge da luta e encara o duelo com Thomas (Gabriel Braga Nunes), provando que nada mais a amedronta, em Novo Mundo. Nesta disputa, a mocinha, com um auxílio de Joaquim (Chay Suede), se sai melhor e o casal conta com a ajuda de Dom Pedro (Caio Castro) e Leopoldina (Letícia Colin) para se manter sã e salvo na Corte.
Sem receio de nada, a professora enfrenta o marido de igual para igual.
Leia também
"Como você está se sentindo do lado mais fraco?", indaga Anna a Thomas, que a subestima, dizendo que ela jamais teria coragem de matá-lo, pois não é assassina.
Olho no olho com o seu maior inimigo, Anna lista todo o mal que Thomas já lhe causou.
"Você mentiu para mim, me manipulou, tentou me tirar Vitoria, me manteve prisioneira, quase tirou a vida de Joaquim e ainda pode ter matado o meu pai", enumera.
Thomas alega que o fez por amor e, numa distração de Anna, tenta virar o jogo. O vilão a encurrala e tenta fazê-la se render, mas ela o atinge na perna.
"Entendeu agora? Você não manda mais em mim, eu não tenho medo de nada, e devo isso a você", vangloria-se Anna.
Mesmo ferido, o comandante inglês consegue desarmá-la, no entanto, Joaquim aparece e o ameaça de morte. Thomas recua.
"Acabou por agora, mas isso não vai ficar assim."
Sem poder mais ficar no convento, Anna e Joaquim procuram abrigo na Quinta e a princesa os acolhe. Thomas, já sabendo dos passos da mulher, vai ao palácio com o policial e exige que Anna e Vitoria venham com ele. Eis que Dom Pedro adentra, mostra quem manda, e deixa o comandante inglês a ver navios.
"Anna e Vitoria não saem daqui. Elas estão sob a proteção do príncipe regente e da princesa."