Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > DIVERSÃO & VARIEDADES

Figo não é fruta, 'come' vespa e é evitado por veganos

Vespa-do-figo é responsável por alimentar a flor, que possui o pólen internamente. Apesar de ser capaz de digerir o inseto, a planta não é considerada carnívora. Entenda se veganos podem consumir

Mais popular como sobremesa e na ceia de Natal, o figo não é aquilo que você pensa: ele não é fruta! Além disso, é um alimento bem polêmico entre os veganos. Alguns evitam consumir o cultivo, já que ele possui um sistema para digerir a vespa-do-figo.

Mesmo assim, o figo não é considerado uma planta carnívora, pois essa digestão é um sistema de defesa . Pela mesma razão, o figo pode ser consumido por veganos, explica Paulo Minatel Gonella, professor do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Leia também

Figo não é fruta: na verdade, ele é uma flor "invertida", então suas estruturas florais estão voltadas para o seu interior, explica o professor da UFSJ.

Figo selvagem "come" vespa: na natureza, para que o figo crie sementes férteis, ele precisa ser polinizado. Mas como seu pólen está na parte interna, apenas a vespa-do-figo consegue acessá-lo por meio de uma abertura na flor. Confira esse processo a seguir.

Por que não é planta carnívora? As plantas carnívoras, em geral, vivem em solos pobres em nutrientes. Portanto, elas vão capturar os insetos como uma fonte de complementação, principalmente de nitrogênio e fósforo, que são nutrientes fundamentais para que elas sobrevivam, explica Gonella.

No caso do figo, a digestão da vespa não acontece como uma complementação da sua alimentação, mas como um mecanismo de defesa, para que ela possa se proteger contra uma "proliferação excessiva de um inseto que é importante para ela, mas que, se proliferar demais, pode ser prejudicial", diz.

Veganos podem comer figos? Sim, veganos podem comer figos. O produto que chega na mesa do brasileiro se reproduz de uma forma diferente do figo na natureza e não precisa mais da polinização.

Ao longo dos anos, os pesquisadores foram reproduzindo figos geneticamente com as características que mais agradavam ao consumidor. Como resultado, o figo para consumo só possui flores internas femininas e não precisa de sementes férteis, explica o professor da UFSJ.

Além disso, os figos são ensacados durante seu desenvolvimento, evitando que as vespas entrem e que pássaros se alimentem com eles - na natureza, os pássaros são os responsáveis por espalhar as sementes.

Como as sementes não são férteis, para cultivar o figo, os agricultores o reproduzem por meio de clonagem e estaquia, uma técnica que usa estacas para multiplicação das espécies, promovendo o enraizamento de partes da planta no solo, podendo ser ramos, raízes ou folhas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas