Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > CINEMA

Cinema brasileiro ganha espaço em festival internacional

Maria Marta, gerente do Cinema do Brasil, falou sobre o estímulo e promoção do cinema brasileiro no exterior


				
					Cinema brasileiro ganha espaço em festival internacional
Filmes brasileiros são destaques no mercado internacional. Divulgação

Cannes (França) — Apesar de uma parte da sociedade brasileira ter uma relação reticente, no mínimo, com a produção audiovisual brasileira, no mercado internacional, o nosso país é uma vitrine de artistas e produções com boa penetração em festivais internacionais. Apenas nesta edição do Festival de Cannes, seis produções nacionais foram selecionadas para exibição: os longas Motel Destino, A Queda do Céu, Baby, os curtas Amarela e A Menina e o Pote, e o clássico restaurado Bye, Bye, Brasil. Para compreender melhor sobre este processo, pude conversar com Maria Marta, gerente do Cinema do Brasil.

O Cinema do Brasil é uma iniciativa criada pelo SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, em 2006, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex Brasil), no âmbito do Ministério das Relações Exteriores, com a finalidade de promoção e internacionalização do cinema brasileiro. Com 94 empresas brasileiras associadas, entre produtoras, distribuidoras ou festivais de cinema, o Cinema do Brasil estabeleceu um espaço para que as produções audiovisuais estivessem posicionadas e visíveis para serem adquiridas por distribuidores internacionais ou exibidas nos principais festivais de cinema do mundo.

Leia também

“O nosso objetivo é exatamente estimular e promover o cinema brasileiro internacionalmente, e o principal jeito que nós fazemos é garantir um espaço para o Brasil nos principais festivais e mercados internacionais”, explicou Maria Marta.

Para além de Cannes: cinema brasileiro em festivais internacionais

Além do Festival de Cannes, o Cinema do Brasil também está em San Sebastian, Berlim e Ventana Sur, entre outros, com espaços em que os associados podem utilizar para reuniões estratégicas de negócios e também para promoção de eventos. Durante a participação no festival, o Cinema do Brasil terá reuniões com os festivais norte-americanos de Sundance e South by Southwest (SXSW), a Paris Film Commision e French National Film Center, o Aide aux Cinemas du Monde, um dos mais importantes fundos de apoio e patrocínio do cinema internacional, além de ações de promoção de co-produção com Portugal, África do Sul ou a região francesa Nouvelle-Aquitaine.

“A ideia desses encontros é criar uma conexão, porque estando aqui, não é tão fácil você se conectar com as pessoas do mercado audiovisual. Quando nós trazemos as pessoas para cá e permitimos que os produtores conversem, é mais fácil estabelecer uma conexão.”

Com base em dados do ano anterior, Maria Marta estima o saldo de 18 milhões de dólares em negócios diretos intermediados pelo Cinema do Brasil, quando os produtores nacionais buscam adquirentes interessados em produções finalizadas e/ou em estágio de finalização. O Cinema do Brasil atua na direção oposta, na procura de financiamento ou de coprodução internacional.

Desde a criação do Cinema do Brasil, o número de coproduções oficiais realizadas cresceu até atingir cerca de 30 produções anualmente. Além do mais, o Cinema do Brasil atua ainda na tentativa de obter waivers, nada mais do que isenções para inscrição das produções nos festivais internacionais, e obtenção de credenciais com desconto para participar no Marché.

Leia a matéria completa em Metrópoles.com

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas