Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > AGENDA CULTURAL

Google Arts & Culture lança seção dedicada a arte e cultura afro-brasileira

A iniciativa conta com a parceria de 15 instituições culturais e apoio de quatro jovens artistas

O Dia da Consciência Negra é marcado pela celebração da história e das conquistas da população negra no Brasil. Para promover um mergulho sobre o tema, o Google Arts & Culture está lançando, em parceria com 15 instituições culturais, o projeto Consciências Negras, uma seção inédita na plataforma dedicada à arte e cultura afro-brasileira.

Ao todo, a iniciativa reúne 31 exposições, 13 delas inéditas, como a coleção de 600 obras digitalizadas do Museu de Arte da Bahia, retratadas pela primeira vez em alta resolução. Há também uma área dedicada às expressões artísticas e culturais do Porto do Rio ? principal porto do tráfico de escravizados das Américas, hoje lugar de intercâmbio e convivência pela arte e cultura.

Leia também

?Celebramos o mês da Consciência Negra lançando uma nova seção dedicada à história e às lutas e conquistas da população negra do Brasil. Graças às 15 instituições culturais parceiras que aderiram ao projeto, qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode aprender mais sobre as raízes da cultura afro-brasileira?, afirma Luisella Mazza, diretora de operações globais do Google Arts & Culture.

A história que a história não viu

A nova área do Google Arts & Culture conta ainda com uma iniciativa inédita em parceria com o Museu Afro Brasil: convidamos quatro jovens artistas brasileiros para retratar histórias de protagonismo negro pouco conhecidas e que contribuíram para a formação do país. Com obras emblemáticas que revisitam e dão voz a narrativas marginalizadas, os trabalhos de Heloisa Hariadne, Pegge, Robinho Santana e Jess Vieira farão parte da página do Museu Afro Brasil no Google Arts and Culture.

?Graças à criatividade de quatro artistas contemporâneos brasileiros, celebramos a importância dos artistas negros no mundo. Esperamos continuar colaborando com nossos parceiros para celebrar a cultura negra no Brasil, tornando-a mais acessível a um público global?, complementa Luisella.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas