Criar algo autêntico e livre das amarras dos gêneros musicais. Esse é o propósito da Unidade Nova Praia (UNP), que, desde 2011, se concretiza como um movimento que une diversos estilos em um pop moderno, com influências de reggae, MPB, rock e soul. A trajetória de sucesso, marcada por quase 12 mil ouvintes no Spotify e músicas com mais de meio milhão de plays, será celebrada com um novo projeto: a partir desta sexta-feira (16), às 15h, o grupo lançará uma música por semana, selecionadas entre as mais ouvidas da banda, e que completam um EP intitulado “Sessão ao Vivo”.
A decisão de batizar a banda como “Unidade Nova Praia” foi inspirada pelas raízes dos integrantes Pedro, Alex e Henrique em bandas de reggae, onde ritmos praianos predominavam. “O nome Unidade Nova Praia surgiu justamente dessa intenção que a gente tinha de fazer um som para todos, um som sem rótulos, livre de amarras e o mais verdadeiro possível. A primeira formação era de pessoas que saíram de uma banda de reggae, mas a gente gostava muito de MPB, de rock, e não queria ter essas amarras que às vezes um gênero coloca”, explica Pedro Soares (Pedão), vocalista.
Leia também
Com a chegada do guitarrista Márcio Chapra e do produtor Diogo Rezende, o projeto ganhou ainda mais forma. O primeiro EP da banda, intitulado “Em Casa”, foi lançado em 2013, reunindo as melhores composições de cada membro. O objetivo era claro: romper as barreiras entre os gêneros musicais, criando algo grande e autêntico.
Chegar ao coração das pessoas através da música é o objetivo central da Unidade Nova Praia. As letras e ritmos são cuidadosamente pensados para criar uma conexão genuína com o público. Pedro revela que o processo de criação das músicas é simples, mas a originalidade está na intenção por trás de cada composição.
“O nosso processo de criação é puramente de banda. Às vezes, pego uma música inacabada de um dos integrantes e completo. Outras vezes, um membro já traz uma canção pronta. Trabalhamos juntos, cada um contribui com suas ideias, e criamos algo unificado, mesclando todas as influências”, conta Pedro.
Ao longo dos anos, a banda passou por altos e baixos, incluindo a troca de integrantes e, tragicamente, a perda de Henrique, um dos fundadores e principais compositores do grupo. “Houve um momento muito doloroso, que foi a perda do Henrique. Ele estava passando por complicações mentais, e por isso sempre buscamos, com nossa música, levar uma intenção de cura, renovação e esperança para as pessoas, porque saúde mental é muito importante”, destaca.
Atualmente, a Unidade Nova Praia conta com quatro discos lançados e planeja lançar o próximo até o final do ano. O projeto “Sessão Ao Vivo” é mais uma aposta do grupo alagoano para ampliar sua base de ouvintes nas plataformas e também terão vídeos especiais no YouTube. “Vamos lançar agora a ‘Sessão Ao Vivo’, que inclui cinco músicas e cinco vídeos. Serão lançados toda sexta no YouTube, e, na quinta sexta-feira, lançaremos o EP completo”, anuncia Pedro, animado com os novos passos da banda.