Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Sidney Wanderley lança novo livro com cartas de Drummond ao poeta alagoano

"Notas sobre leituras" é compêndio de e-mails e cartas trocadas com amigos, incluindo o maior poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade

Sidney Wanderley está à beira do precipício dos 60 anos - a melhor das piores idades - Ele mesmo diz. De Viçosa, município do Vale do Paraíba, o escritor é um remanescente da chamada geração 80 e pode facilmente ser rotulado como o mais importante poeta alagoano vivo. É dele um dos onze livros que serão lançados nesta quarta-feira (12), pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Em "Notas sobre leituras", ele aproveita para registrar dez cartas trocadas com Carlos Drummond de Andrade, com quem se correspondeu durante sete anos, na década de 1980. O lançamento será no Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 19h, no Centro de Maceió.

Comentarista despudorado, Sidney Wanderley envia e-mails para Deus e o mundo. Cartas, porém, para mais ninguém. Foram esses e-mails com impressões sobre seu consumo literário, no período de 2015 a 2017, que formaram "Notas sobre Leituras", uma aventura escrita em prosa e que, diz, é uma das últimas.

Leia também

"Já publiquei uns dez livros. Pretendo pendurar as chuteiras na carreira solo, lançando-o ao lado de um livro de poemas intitulado 60, em alusão aos 60 anos inteirados em outubro e aos 60 poemas que o integram. Daí em diante, só devo me engajar em - projetos com -, a exemplo do A Feira [2017]. Com 43 anos de estrada, providenciarei a minha aposentadoria literária antes da nova reforma da previdência; após esta, os poetas só terão direito à aposentadoria depois de completar cem anos", graceja o poeta.

Sobre a vida, o universo e tudo mais, o escritor tem sempre algo a dizer. Além das cartas trocadas com o poeta maior, "Notas sobre leituras" reúne e-mails trocados com amigos. Entre eles Raduan Nassar e Luiz Gutemberg, além do fotógrafo Juarez Cavalcanti, com quem publicou o livro A Feira (2017). "São resenhas despretensiosas", explica.

Imagem ilustrativa da imagem Sidney Wanderley lança novo livro com cartas de Drummond ao poeta alagoano
| Foto: FOTO: Reprodução

Rua Conselheiro Lafayette, nº 60 apto 701

O viçosense nunca mais esqueceria esse endereço. A carta, direcionada ao jovem Sidney Wanderley, então professor de Biologia no Colégio Marista, tinha como remetente o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987). Era um comentário sobre o artigo "Poesia, Canção Suicida", escrito por Wanderley e que analisava o suicídio na obra de Drummond. Quem se encarregou de levar o artigo ao poeta maior foi o escritor e sociólogo alagoano Fernando Batinga, que estava de volta ao Brasil depois de anos exilado na França e interessado em ver os poemas do "Viçosese Inculto", à época, pseudônimo de Sidney.

"Seguramente, o Fernando não gostou dos poemas nem dos contos. Mas nessa brincadeira, o cara disse: 'Gostei muito do ensaio sobre o Drummond. Posso levar para ele'. Ao que eu respondi: 'Claro!", lembra Sidney.

Assim começou uma correspondência de fôlego entre o alagoano e o mineiro. As cartas, que agora podem ser conferidas em "Notas sobre leituras", foram publicadas com exclusividade na Gazeta de Alagoas, em 2012. A reportagem de Carla Castellotti também foi parar no exemplar.

Lançamentos alagoanos

Imagem ilustrativa da imagem Sidney Wanderley lança novo livro com cartas de Drummond ao poeta alagoano
| Foto: FOTO: Reprodução

11 livros inéditos serão lançados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Obras literárias selecionadas em edital público e que traduzem um tanto da produção literária alagoana contemporânea.

Na oportunidade, os artistas estarão à disposição para autógrafos e para ter aquela conversa sobre seus processos criativos. Além disso, a Imprensa Oficial deve anunciar mais três editais literários e recebe a banda Divina Supernova, atração especial da noite.

Este ano, entre autoras e autores, sete publicam pela primeira vez: Ana Iris Santos, Cid Brasil, Fátima Costa, Felipe Benício, João Gomes, Karen Pimentel e Natasha Tinet. Os outros, Amanda Prado, Sara Albuquerque, Sidney Wanderley e Wado, são alguns dos que já integram o elenco da editora.

Serviço

O quê:Lançamento da coleção 2018 da Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Quando:Hoje, 12 de dezembro, às 19h

Onde: Complexo Cultural Teatro Deororo (Centro de Maceió)

Gratuito

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas