Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Icone Hora do Enem

A maior plataforma de revisão para o ENEM

Clique e Acesse

Hora do ENEM Alagoas

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Sesc Alagoas promove bate-papo com vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023

Para comparecer no evento é necessário preencher uma ficha de inscrição completamente gratuita


				
					Sesc Alagoas promove bate-papo com vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023
Reprodução

Promovido desde 2003, o Prêmio Sesc de Literatura realiza concursos que contemplam novos escritores dos gêneros romance, conto e poesia, com foco em descobrir novos talentos. O prêmio avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional, impulsionando novos escritores no cenário literário. Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o Sesc promove um bate-papo com os ganhadores do prêmio de 2023 nas categorias romance e conto, na Unidade Sesc-Poço, às 19h.

O Prêmio Sesc de Literatura visa oferecer oportunidades de publicação a novos escritores, promovendo a renovação do panorama literário brasileiro e enriquecendo a cultura nacional. Em sua 21ª edição (2024), o prêmio é considerado uma das mais importantes premiações literárias do Brasil, sendo uma referência para críticos e escritores, além de uma porta de entrada para o mercado editorial e a cultura literária.

Leia também


				
					Sesc Alagoas promove bate-papo com vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023
Reprodução

Os vencedores do concurso de 2023 que estarão presentes no bate-papo serão Airton Souza, autor de “Outono de Carne Estranha”, obra vencedora do prêmio na categoria Romance; e Bethânia Pires Amaro, com o livro “O Ninho”, vencedor do prêmio na categoria Conto. Além dos escritores, haverá também um mediador, o analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Diogo Borges.

Sobre o conto vencedor, a escritora Bethânia explica o conteúdo de seu livro, que, além de navegar na boa literatura, traz questões sociais à tona. “Meu livro é uma coletânea de contos que trabalha a dinâmica dos conflitos familiares sob o ponto de vista feminino. Nem sempre o lar é o local mais seguro para nós, mulheres, e muitos abusos e violências cometidos dentro de casa acabam sendo perpetuados e reproduzidos de geração em geração, inclusive entre mulheres de uma mesma família. O livro buscou dar voz e lançar luz sobre essas questões, dentre as quais o abuso sexual, racismo, distúrbios alimentares e dores que, em geral, acabam internalizadas pela mulher”, contou Bethânia.

A escritora ainda revela o que pretende fazer no ramo nos próximos anos e, além disso, dá uma dica valiosa para quem pretende participar dos próximos editais do Prêmio Sesc de Literatura.

“Estou trabalhando em um romance que se passará em Salvador e no interior da Bahia, também focado em mulheres. Espero ter novidades no ano que vem! E venham participar do encontro amanhã conosco. Vamos falar de literatura, processo criativo, escrita literária e também sobre os temas dos livros: relações familiares, maternidade e violências cometidas contra a mulher, no caso de O Ninho”, concluiu a escritora.

Airton Souza, vencedor do prêmio na categoria romance, diz que pretende seguir carreira de escritor e que além de um romance já pronto, tem outro sendo desenvolvido.

“Eu pretendo seguir na carreira de escritor, e já estou escrevendo um outro romance também que se passa no Sudeste do Pará e que toca em outra questão histórica da região, que foi o Massacre de Dados Carajás, e também tem um outro romance já escrito, então dá continuidade a minha luta em torno da literatura, a minha aprendizagem em torno da literatura, principalmente na escrita de romance” contou Airton.


				
					Sesc Alagoas promove bate-papo com vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023
Reprodução

Todos os anos, o Sesc lança em seu site o edital para o Prêmio Sesc de Literatura. As obras concorrentes são inscritas gratuitamente pela internet e mantidas em anonimato durante o processo de seleção. A curadoria é realizada por escritores profissionais que avaliam a qualidade literária das obras. Desde sua criação em 2003, mais de 22 mil obras foram inscritas, e 40 novos autores foram revelados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X