Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Secult anuncia curso de programação para fortalecer economia criativa

Inscrições gratuitas podem ser realizadas até o dia 23 de março, por meio do Cadastro Único da Cultura de Alagoas (Cuca)

Após mudar a nomenclatura para Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, a Secult anunciou, nesta quinta-feira (9), o início das ações voltadas para a economia criativa. A primeira ação é um curso gratuito de programação, que recebe inscrições até o dia 23 de março, por meio do Cadastro Único da Cultura de Alagoas, o Cuca (cuca.al.gov.br).

A ação é fruto de uma parceria da Secult com a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), a Oracle Brasil, One Next Education e Faculdade de Negócio (Fan).

O curso prevê a seleção de 40 alunos e as aulas acontecerão no laboratório do programa Oxetech, localizado no primeiro andar do Centro de Inovação de Alagoas, na Rua Melo Póvoas, 110, no bairro de Jaraguá.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o projeto faz parte do programa de fortalecimento da Economia Criativa do Estado. "O curso terá um impacto positivo no desenvolvimento da Economia Criativa de Alagoas. Isso porque a cultura é uma das principais fontes de criatividade e inspiração para a inovação”, disse.

Inscrições ocorrem por meio do site 'cuca.al.gov.br'
Inscrições ocorrem por meio do site 'cuca.al.gov.br' | Foto: Reprodução

O projeto tem o objetivo social de capacitar pessoas em tecnologia e conectá-las com o mercado de trabalho por meio de empresas parceiras. “Será uma grande oportunidade para quem deseja aprender a programar e desenvolver habilidades digitais, que são cada vez mais necessárias no mercado de trabalho atual. Ao concluírem as atividades, os estudantes terão acesso a uma plataforma de banco de talentos, possibilitando a participação em processos seletivos das empresas parceiras.”, destacou a titular da pasta.

Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, essa parceria fortalece o ecossistema de CTI e engrandece o trabalho que a secretaria vem realizando na qualificação profissional tecnológica de jovens e adultos. “A Secti tem desenvolvido uma série de programas voltados para qualificação profissional nas áreas de tecnologia e inovação, por meio do Oxetech e dos seus laboratórios espalhados pelo interior do Estado. Nosso propósito é formar, cada vez mais, jovens e adultos e inseri-los no mercado de trabalho alagoano e, essa parceria com a Secult e com a Oracle Brasil, é de fundamental importância para essa trilha que traçamos. Isso mostra o quanto o Governo de Alagoas, como um todo, tem investido fortemente na área.”, afirmou.

Artigos Relacionados

O curso é destinado, prioritariamente, para pessoa maior de 18 anos; de baixa renda; residente em Alagoas; que seja entusiasta por tecnologia e programação de dados; que esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Médio em escola pública (ou particular com bolsa); não estejam cursando ou já ter concluído pós-graduação, mestrado ou doutorado; não esteja trabalhando com tecnologia e/ou desenvolvimento de sistemas; tenha disponibilidade de tempo para estudar (no mínimo 4 horas por dia); não esteja cursando o ONE no momento de inscrição; e que não seja membro da comunidade AlumniONE para ex-alunos.

Os alunos serão capacitados com habilidades técnicas e comportamentais para atuar como um Desenvolvedor Jr., profissional que trabalha para criar e melhorar sites, softwares e aplicativos, e o prepara para conseguir uma oportunidade de emprego.

As vagas serão divididas em duas turmas, com aulas de segunda a sexta-feira, nos horários de 11h às 13h e 16h às 18h. Cada turma cumprirá uma jornada de 6 meses, divididos em 4 trilhas disponibilizadas na plataforma (Lógica de programação, Front-end, Back-end e Empreendedorismo) – ao todo são mais de 560 horas de conteúdo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas