Após mudar a nomenclatura para Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, a Secult anunciou, nesta quinta-feira (9), o início das ações voltadas para a economia criativa. A primeira ação é um curso gratuito de programação, que recebe inscrições até o dia 23 de março, por meio do Cadastro Único da Cultura de Alagoas, o Cuca (cuca.al.gov.br).
A ação é fruto de uma parceria da Secult com a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), a Oracle Brasil, One Next Education e Faculdade de Negócio (Fan).
O curso prevê a seleção de 40 alunos e as aulas acontecerão no laboratório do programa Oxetech, localizado no primeiro andar do Centro de Inovação de Alagoas, na Rua Melo Póvoas, 110, no bairro de Jaraguá.
Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o projeto faz parte do programa de fortalecimento da Economia Criativa do Estado. "O curso terá um impacto positivo no desenvolvimento da Economia Criativa de Alagoas. Isso porque a cultura é uma das principais fontes de criatividade e inspiração para a inovação”, disse.
O projeto tem o objetivo social de capacitar pessoas em tecnologia e conectá-las com o mercado de trabalho por meio de empresas parceiras. “Será uma grande oportunidade para quem deseja aprender a programar e desenvolver habilidades digitais, que são cada vez mais necessárias no mercado de trabalho atual. Ao concluírem as atividades, os estudantes terão acesso a uma plataforma de banco de talentos, possibilitando a participação em processos seletivos das empresas parceiras.”, destacou a titular da pasta.
Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, essa parceria fortalece o ecossistema de CTI e engrandece o trabalho que a secretaria vem realizando na qualificação profissional tecnológica de jovens e adultos. “A Secti tem desenvolvido uma série de programas voltados para qualificação profissional nas áreas de tecnologia e inovação, por meio do Oxetech e dos seus laboratórios espalhados pelo interior do Estado. Nosso propósito é formar, cada vez mais, jovens e adultos e inseri-los no mercado de trabalho alagoano e, essa parceria com a Secult e com a Oracle Brasil, é de fundamental importância para essa trilha que traçamos. Isso mostra o quanto o Governo de Alagoas, como um todo, tem investido fortemente na área.”, afirmou.
Artigos Relacionados
O curso é destinado, prioritariamente, para pessoa maior de 18 anos; de baixa renda; residente em Alagoas; que seja entusiasta por tecnologia e programação de dados; que esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Médio em escola pública (ou particular com bolsa); não estejam cursando ou já ter concluído pós-graduação, mestrado ou doutorado; não esteja trabalhando com tecnologia e/ou desenvolvimento de sistemas; tenha disponibilidade de tempo para estudar (no mínimo 4 horas por dia); não esteja cursando o ONE no momento de inscrição; e que não seja membro da comunidade AlumniONE para ex-alunos.
Os alunos serão capacitados com habilidades técnicas e comportamentais para atuar como um Desenvolvedor Jr., profissional que trabalha para criar e melhorar sites, softwares e aplicativos, e o prepara para conseguir uma oportunidade de emprego.
As vagas serão divididas em duas turmas, com aulas de segunda a sexta-feira, nos horários de 11h às 13h e 16h às 18h. Cada turma cumprirá uma jornada de 6 meses, divididos em 4 trilhas disponibilizadas na plataforma (Lógica de programação, Front-end, Back-end e Empreendedorismo) – ao todo são mais de 560 horas de conteúdo.