Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Rosalvo Acioli lança ‘Arritmias’ e celebra 40 anos de poesia

Dom Quixote da literatura alagoana, escritor assume diversos projetos culturais e ainda se mantém ativo na arte


			
				Rosalvo Acioli lança ‘Arritmias’ e celebra 40 anos de poesia
Reprodução

Há quatro décadas, Rosalvo Acioli trava uma batalha silenciosa, empunhando não uma espada, mas palavras. Em meio a prêmios, críticas elogiosas e uma carreira literária recheada, ele ainda mantém a mesma paixão que o impulsionou em 1984, quando lançou seu primeiro livro de poesias, ‘Sonhos Imaginários’. Agora, com o lançamento de ‘Arritmias’, seu mais recente trabalho, Acioli comemora 40 anos de dedicação às letras, uma trajetória marcada pela resistência e uma busca incansável pela inovação e união no segmento.

“Após dez anos sem publicar um livro de poemas, retorno ao gênero com ‘Arritmias’, celebrando essa longa caminhada na poesia”, conta Acioli. O livro, que será lançado em uma tarde-noite de autógrafos no Café do Porto, em Maceió, no dia 15 de outubro, das 17h às 20 horas, é um testemunho dessa trajetória.

Leia também


			
				Rosalvo Acioli lança ‘Arritmias’ e celebra 40 anos de poesia
Reprodução

Em ‘Arritmias’, o poeta reúne uma seleção de poemas amorosos, filosóficos e sociais, divididos em duas partes: “De Cor”, dedicada aos temas amorosos, e “Partilhas”, que aborda questões sociais. “Essas duas suítes se coadunam em uma vertente filosófica, reflexo de minha jornada literária”, explica. Ao lado de ‘Arritmias’, a segunda edição de ‘Maceió – Herança das Águas’ também estará disponível no evento, ampliando o acesso do público ao legado literário do autor.

Rosalvo Acioli é uma figura que se destaca pela profundidade de sua obra e pelo impacto que causou na literatura local na sua estreia. Em 1985, seu livro ‘Sonhos Imaginários’ foi indicado ao Prêmio Jabuti e ao prêmio da Academia Brasileira de Letras, reconhecimento que se repetiu ao longo dos anos com outros títulos. “Sua poesia é de uma complexidade tornada fluida, uma sabedoria que disfarça a elaboração em versos que parecem espontâneos, mas são profundamente refletidos”, afirmou o renomado crítico literário Antonio Candido.


			
				Rosalvo Acioli lança ‘Arritmias’ e celebra 40 anos de poesia
Reprodução

A longevidade de Acioli na poesia é celebrada por seus contemporâneos e críticos. O ensaísta Márcio Catunda, por exemplo, destacou a dimensão existencial presente nos versos do autor, comparando sua sensibilidade à de Manuel Bandeira. Para Lêdo Ivo, o poeta consegue capturar em suas linhas a essência de Maceió, oferecendo uma travessia singular pelas imagens da cidade.

“Graças a Rosalvo Acioli Júnior e a sua poesia, acabo de visitar e revisitar Maceió, reencontrando aquelas imagens seminais que tanto se entranharam em mim. E é uma travessia singular ver essas iluminuras pelos olhos de um outro poeta da mesma raiz, e ouvir os seus rumores quando captados por uma outra ‘estação’... Espero que esses fragmentos luminosos que são o seu Maceió tenham a merecida acolhida, neste tempo de best-sellers estrepitosos”, afirmou o lendário contista, cronista e poeta alagoano.

Apesar de tantas conquistas, Rosalvo se man


			
				Rosalvo Acioli lança ‘Arritmias’ e celebra 40 anos de poesia
Reprodução

tém avesso à publicidade. “Sempre me mantive reservado, nunca tive o desespero de ser reconhecido”, confessa. Para ele, o reconhecimento é uma consequência natural do trabalho, algo que surge com o tempo e com a leitura atenta dos críticos e do público especializado. O que vem ocorrendo ao longo de sua frutífera trajetória.

A exemplo de Ferreira Gullar, ao afirmar que “Rosalvo Acioli Júnior é poeta de verdade”. Ou João Cabral de Melo Neto, que reflete: “Rosalvo Acioli Júnior traz a tradição de poeta inovador, de quem tanto espera a literatura do Nordeste (a brasileira não me interessa)”.

Como uma espécie de Dom Quixote da literatura alagoana, Rosalvo Acioli não desistiu de seus ideais, mesmo quando a literatura parecia um campo de batalha árido. Aos 40 anos de carreira, ele continua criando, com projetos futuros já em mente, incluindo um novo livro de poesia, ‘Antimemórias’.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X