Com o advento da tecnologia, as formas tradicionais de publicações foram aos poucos se reinventando para poder acompanhar a modernidade. Jornais e revistas deixaram de se encontrar exclusivamente em formato impresso e entraram também para o mundo digital.
Para os livros, a coisa não foi diferente. Além das publicações em formatos digitais, como PDF, AZW ou AZW3 (formatos de livro virtual para e-books) a tecnologia possibilitou a publicação de livros em sites como a Amazon ou o Wattpad, plataforma online que conta com mais de 70 milhões de leitores.
Leia também
No Wattpad, os usuários tem total liberdade de escolher como irá disponibilizar o seu trabalho. Seja ele lançado em capítulos como os antigos folhetins, ou sendo disponibilizado de uma vez só, a plataforma permite, além da liberdade editoral, a interação com os leitores, que podem comentar diretamente na publicação ou demarcar trechos do livro com comentários.
Aos olhos de novos escritores, como a alagoana Barbara Cavalcante, a plataforma tem sido bastante vantajosa. Um de seus livros publicado no Wattpad conta com mais de 2 mil visualizações em sua versão brasileira e aproximadamente 420 na adaptação para a língua inglesa.
Questionada sobre os benefícios de publicar livros pelas plataformas online, a jovem de 23 anos respondeu "As plataformas digitais são mais democráticas para autores e leitores, primeiro porque elas não exigem um capital de investimento, na verdade, você quem decide se tem condições de investir e como vai fazer isso".
Introduzida ao mundo dos livros por um amigo ainda na adolescência, Barbara ficou admirada pela possibilidade de poder se tornar uma escritora no futuro e resolveu inciar o esboço daquele que viria a ser o seu primeiro livro "Contos de um Guerreiro".
Todavia, as coisas não foram tão fáceis assim. Além de enfrentar os desafios de manter sua rotina na faculdade de Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e encontrar tempo para trabalhar em seu primeiro livro, Barbara também se viu diante das barreiras financeiras impostas para poder publicar um livro em seu formato tradicional.

"Foi um marco pra mim [ publicar o livro]. No lançamento, foi a primeira vez que eu me senti autora e que eu vi que eu gostava disso. Posteriormente, retomei um conto que iniciei com um amigo meu. Depois de pronto, não tive interesse de procurar editoras novamente porque eu simplesmente não tenho dinheiro para publicar e comprar tiragem pra revender, então eu busquei uma forma de publicar, mas sem precisar investir capital e então uma amiga me indicou o Wattpad e comecei por lá", relatou a nova escritora alagoana.
Aderindo ao novo método apresentado a psicologa já publicou diversos outros títulos, como o "Despertar da Sombra" e "Onde as Lágrimas Repousam". Ao todo, a escritora já acumulou aproximadamente 10 prêmios - alguns em competições promovidas pelo próprio site - e agora está encaminhando novos projetos para publicações, inclusive, uma releitura de seu primeiro livro.
Com o resultado promovido pelas oportunidades que as publicações online trouxeram, a alagoana demonstra-se satisfeita. "Eu venho tendo um feedback melhor por meio de plataformas online do que da forma tradicional. Obviamente, não posso afirmar que o mesmo ocorre pra todos e nem recomendar que os autores prefiram as plataformas em detrimento do meio tradicional, porque acredito que apenas o autor pode decidir qual a forma mais adequada para si mesmo"
Novos adeptos

Interessado pelas possibilidades da publicação de livros pela internet, o Assistente Social Rafael Marinho também vem adotando as plataformas para promover o seu novo trabalho "A Revelação de Ernesto". Seu livro é lançado aos poucos, capítulo por capítulo, e deverá estar completo até o fim de ano.
Desde pequeno, o jovem demonstrava apego ao imaginário e as infinitas possibilidades de se contar histórias que ele trazia. "Desde pequeno fui muito de imaginar histórias, então sempre tive uma vontade de por para fora essa imaginação. Sou hiperativo, então tenho muita coisa na minha cabeça", disse em tom de brincadeira.
Incentivado desde pequeno a ter contato com a leitora por sua tia, dona de uma banca de revistas, o Rio-Larguense descobriu as vantagens das publicações pelas plataformas digitais antes de embarcar na jornada pelo material físico.
"Como minha tia era dona de uma banca de revistas, eu sempre tive contato com a leitura. Eu vi a experiencia de uma amiga que resolveu publicar no formato físico e acabei ficando com medo. Além da grande quantidade de dinheiro investido, não conseguimos a repercussão desejada e também não contamos com o apoio da editora. O resultado não nos apetece".
Interessado em seguir carreira como escritor, o jovem demonstra também estar satisfeito com as possibilidades que as publicações online permitem, em especial, a interação com o público desconhecido. "Pretendo seguir uma carreira como escritor e esse será o primeiro de muitos. Quando uma pessoa que você não conhece está lendo a sua obra você se sente maravilhoso".
Estatísticas
Apesar do senso comum em acreditar que o brasileiro não tem interesse tanto interesse pela leitura assim, uma pesquisa realizada pela Árvore de Livros - biblioteca online para escolas públicas e privadas - demonstrou que 56% dos brasileiros já se consideram leitores assíduos.
Uma pesquisa de Ibope realizada pelo Instituto Pró-Livro apontou 26% da população brasileira como consumidora de livros online.
Esses dados atuais contrariam antigas estatísticas levantadas por pesquisa realizada em 2016 chamada de Retratos da Leitura no Brasil, onde 44% da população encontrava-se na faixa dos que não lia e 30% nunca havia comprado sequer um livro.
Com isso, as novas possibilidades apresentadas pela leitura digital aparecem como um forte fator a incentivar pessoas com poucas condições de comprar livros nos formatos tradicionais, podendo influenciar um aumento positivo no índice de leitura nacional.