Paulo Betti apresenta espetáculo gratuito no Teatro Deodoro nesta terça-feira

Peça terá início às 20h, com entrada gratuita; os ingressos serão distribuídos na bilheteria a partir das 18h

O Teatro Deodoro, patrimônio cultural de Alagoas, completa 112 anos de sua fundação nesta terça-feira (15). E, para celebrar, às 20h, o ator Paulo Betti vai apresentar seu monólogo "Autobiografia Autorizada". O espetáculo tem classificação indicativa de 12 anos e entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos duas horas antes da apresentação, na bilheteria do Teatro Deodoro.

Quando estreou, em 2015, a peça marcava os 40 anos de carreira do artista. Agora, o ator já goza de quase cinco décadas de atuação no auge dos seus 70 anos de idade. O monólogo tem iluminação, figurino, trilha sonora, cenário e projeções do próprio Paulo Betti. A direção é dele e de Rafael Ponzi.

Para esse espetáculo, o ator se inspirou nos textos escritos em grandes blocos durante a sua adolescência e na vida adulta. Paulo Betti reuniu colagens feitas na juventude e artigos redigidos por ele durante quase 30 anos para o Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba-SP, cidade onde foi criado.

Ele é neto de imigrante italiano, filho de um pai esquizofrênico e de uma mãe camponesa, que teve 15 filhos. Apesar das dificuldades, estudou em boas escolas, cursou um ginásio industrial em tempo integral, formou-se pela Escola de Arte Dramática da USP e foi professor na Unicamp.

O testemunho do ator, autor e diretor, na forma deste monólogo, onde vai representar pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vida, levará ao público uma peça com diversão e emoção. O espetáculo recebeu críticas positivas, foi indicado para o prêmio Shell de melhor texto em 2015 e finalista do Prêmio Faz Diferença (O Globo).

“Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada, no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, afirma Betti.

Feira Agroecológica Novo Jardim

A novidade deste ano é a parceria com a Feira Agroecológica Novo Jardim, que, além de artistas, trará 20 agricultores e expositores familiares vindos de assentamentos da reforma agrária e comunidades rurais de Alagoas, para expor produtos no pátio do Teatro Deodoro, ao lado do Café da Linda, a partir desta terça-feira, 15, até o dia 19 de novembro, das 9h às 21h.

A participação da Feira Agroecológica Novo Jardim visa estimular o intercâmbio sociocultural entre produtor e consumidor final, fomentando a cultura alagoana e nordestina com destaque à preservação ambiental e à preservação da cultura alimentar livre dos agrotóxicos.

Serviço:

O que: Espetáculo “Autobiografia Autorizada” Paulo Betti

Quando: Terça-feira, 15 de novembro

Horário: 20h

Onde: Teatro Deodoro, Centro de Maceió

Entrada: Ingressos gratuitos (retirada de ingressos 2hrs antes do espetáculo, às 18h)