Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestra Maria Flor morre aos 88 anos

Mestra do Guerreiro alagoano dizia que o folguedo era a coisa mais importante do mundo

Popularmente conhecida como "Maria Flor - Senhora dos Anéis", a mestra de Guerreiro Maria Flor dos Santos faleceu na madrugada desta segunda-feira (10), aos 88 anos. Ela era considerada Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2009 e tem uma trajetória de dedicação às manifestações culturais populares, especialmente ao Guerreiro. A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente.

Cheia de enfeites brilhantes e coloridos, Mestra Maria Flor era lembrada por suas pulseiras, colares, brincos; roupas de cores vibrantes, unhas e lábios sempre pintados de vermelho. Eram detalhes que a tornava inesquecível, dentro e fora do Guerreiro.

Leia também

A história da autêntica rainha das brincadeiras, iniciou aos dez anos de idade, quando começou a dançar na casa de seus pais. Ainda nova foi rainha do guerreiro e Estrela de Ouro (outro personagem do folguedo). Ela dizia que o Guerreiro era a melhor coisa do mundo e criou, após participar de um projeto, o "Guerreiro das Artes", no CEPA, em Maceió. Desde 2009 quando foi considerada Patrimônio Vivo, se dedicava exclusivamente a repassar o saber e o fazer da cultura popular para novas gerações.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas