Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Oscar 2021: confira detalhes da cerimônia e onde assistir

Vitória de diretora chinesa e diversidade entre os premiados nas categorias de atuação estão entre as marcas históricas que podem acontecer neste domingo (25)

Na 93ª cerimônia de entrega do Oscar, marcada para este domingo, 25, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas prestigia as produções que fizeram história no ano em que a grande maioria dos espectadores estavam presos em casa, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Marcado por perdas, cinemas fechados e lançamentos adiados, o período também será lembrado por filmes que expressam atenção à história da humanidade e que tratam com minúcia questões latentes e contemporâneas.

Leia também

Com as casas de exibição fechadas, Netflix, Amazon e Disney foram os principais responsáveis por distribuir os filmes no ano passado. Pela primeira vez, a maior parte dos indicados ao Oscar chegaram ao público por meio do streaming ou locação de cópias digitais. Os serviços de streaming mencionados têm 20 filmes indicados, tanto nas categorias principais, quanto nas técnicas.

A própria cerimônia é um desafio e sofreu transformações. A entrega dos prêmios será na Union Station, principal estação de metrô de Los Angeles. É lá que estará o tapete vermelho e por onde passarão as estrelas de Hollywood. Os shows da festa serão transmitidos do tradicional Dolby Theatre.

Indicados ao Oscar de Melhor Diretor em 2021
Indicados ao Oscar de Melhor Diretor em 2021 | Foto: Divulgação

É a quarta vez que a premiação tem mudanças na data ou no local. Em anos anteriores, a cerimônia chegou a ser alterada pela inundação em Los Angeles em 1938; pelo assassinato de Martin Luther King em 1968; e pela tentativa de assassinato do presidente Ronald Reagan em 1981.

A edição também possui outras marcas que merecem destaque. Pela primeira vez, duas mulheres estão indicadas ao Oscar de melhor direção: Chloé Zhao, responsável pelo aclamado e favorito Nomadland; e Emerald Fennell, roteirista e diretora do polêmico - e excelente - Bela Vingança. A Academia também fez sua sexta indicação póstuma a um ator na categoria principal. Chadwick Boseman (1976-2020) concorre pela atuação em A Voz Suprema do Blues.

Caso vença a corrida pela estatueta, Zhao será a primeira mulher não branca a ganhar o Oscar de melhor direção. Em 2010, Kathryn Bigelow entrou para a história como a primeira mulher a receber o Oscar de Melhor Diretor. O denso “Guerra ao Terror” também levou o prêmio de Melhor Filme, deixando “Avatar” para trás.

ONDE ASSISTIR

Apesar de o Brasil ter emplacado fortes candidatos nas preliminares, como "Babenco: Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou", de Bárbara Paz, e Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o país ficou mais uma vez sem um indicado ao maior prêmio do cinema.

Mesmo assim, os entusiastas podem acompanhar a cerimônia e torcer pelos seus favoritos em uma cobertura especial da Globo, em duas transmissões.

A primeira, exclusiva da Globoplay, mas aberta ao público, começa às 20h. A apresentação será de Marcelo Adnet e dos humoristas Paulo Vieira e Luciana Paes. A mesma transmissão poderá ser acompanhada no site G1.

A segunda, na TV Gazeta de Alagoas (Rede Globo), começa logo após o BBB 21, com apresentação de Maria Beltrão e comentários de Artur Xexéo e Dira Paes. Além disso, flashes ao vivo da cerimônia serão exibidos no ‘Fantástico’.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas