Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Oficina de argila apresenta fazer ancestral ao público do Mercado do Artesanato

Maceioenses participaram de ação cultural no equipamento nesse sábado (3); confira data da próxima

O Mercado do Artesanato, localizado no bairro Levada, realizou, neste sábado (3), mais uma edição da Oficina de Argila. A iniciativa dos permissionários reuniu crianças, jovens adultos e idosos no pátio do mercado.

A proposta da oficina é conseguir trazer o público de volta ao Mercado do Artesanato, um local de cultura e arte. Ao todo, 28 pessoas participaram da segunda edição da oficina, entre crianças, jovens adultos e idosos. Na primeira edição, realizada no final de agosto, 25 pessoas participaram.

Leia também

“A gente está levando a cultura mais adiante. Levando a olaria mais adiante, fazendo com que as pessoas conheçam o processo de tratamento até chegar nas mãos e poder moldar algo”, explica um dos organizadores da ação, o artesão Mano Oliveira.

A oficina é ministrada pelo artesão Wellington Noé, que também é permissionário do Mercado do Artesanato. Ele explica que há mais de 25 anos queria passar o que sabe sobre a olaria para os demais.

Imagem ilustrativa da imagem Oficina de argila apresenta fazer ancestral ao público do Mercado do Artesanato
| Foto: Alisson Frazão

“A minha intenção é conseguir somar e mostrar como são produzidas as peças. Não faço só argila, quero conseguir fazer oficina de outros trabalhos para passar o meu saber para as pessoas”, afirma o mestre.

Isa Rezende, 40 anos, moradora do bairro Poço, sempre visita o Mercado do Artesanato e lembra da infância. Ela levou para as filhas, que aproveitaram para aprender mais sobre o ofício.

“Como eles precisam fazer um trabalho escolar para mexer com argila e fazer uma escultura sobre a cultura alagoana, aproveitei. Essa é a oportunidade perfeita de aprender a mexer com argila, que não é fácil”, revela.

O pequeno Dante de Oliveira, 9 anos, pediu ao pai para participar da oficina. “Já tinha mexido na escola. Gostei e fiquei mexendo e fiz um cacto. Hoje vou fazer um vaso”, fala animado.

Para Sueli Catarina, 64 anos, a oficina será uma oportunidade para ela trabalhar com as mãos. “Tenho artrose e disseram que o artesanato é bom para movimentar as mãos, exercitando. Quando chegar na fisioterapeuta eu vou dizer: fui lá, tô fazendo e tô gostando”, conta com entusiasmo.

A próxima oficina de argila está marcada para o dia 17 de setembro e já tem 34 pessoas agendadas para participar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas