Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

"Noite dos Tambores do Jaraguá": evento inédito promete resgatar Maracatu

Em sua primeira edição, o evento convida a população alagoana para festejar e evidenciar a "Quebra de Xangô"

Amantes do Maracatu alagoano convidam a população local para uma concentração às 20h30, nesta sexta-feira (1), na Praça dois Leões, bairro do Jaraguá. A "Noite dos Tambores do Jaraguá", como é chamada, busca reviver as raízes culturais do estado e evidenciar o histórico episódio conhecido como "Quebra de Xangô".

Com a intenção de se tornar uma festividade mensal, ocorrendo sempre nas primeiras sextas-feiras do mês, o evento não é organizado por nenhum grupo específico, sendo uma idealização coletiva de diversos artistas locais.

Leia também

Segundo Álvaro Tinto, que prefere ser chamado de "Aovinho", a iniciativa de criar um evento deste gênero surgiu pelo atual momento político do país. "Estamos entrando num período meio inquieto politicamente falando. Então se faz necessário que os grupos culturais da cidade procurem somar cada vez mais forças", disse.

Apesar do foco ser o Maracatu, todos estão convidados a apresentarem seus trabalhos artísticos na ocasião. "Todo mundo está convidadíssimo a colar com seus instrumentos. Quem não tiver um, vai e na hora pega o de alguém emprestado. Pode ir pra dançar, pra curtir e festejar", afirma Álvaro.

O evento é aberto ao público e os interessados em participar da ocasião podem se dirigir diretamente ao local.

Informações sobre a "Noite dos Tambores do Jaraguá" podem ser encontradas através da página oficial no Instagram.

Quebra de Xangô

Nesta sexta-feira (1), a partir das 14h30, na Praça Dom Pedro II, localizada no Centro, será realizada a oitava edição do Xangô Rezado Alto, evento organizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

A celebração contará com a participação de 15 grupos culturais selecionados através de uma chamada pública lançada pelo Município em dezembro do ano passado.

A programação será iniciada ao som da Orquestra de Tambores, que antecede a tradicional caminhada em direção à Praça dos Martírios. Durante o percurso, o cortejo cultural irá passar por quatro tablados posicionados na Rua do Comércio para que os grupos Taieiras Alagoanas, Baianas Ganga Zumba, Banda Afro Dendê, Coco Raízes Nordestinas, Banda Afro Zumbi e Banda Afro Afoxé façam suas apresentações.

O cortejo será encerrado na Praça dos Martírios, onde acontecerão as apresentações dos grupos Afoxé Oba Agodô, Maracatu Raízes da Tradição, Afoxé Odo Iyá, Afoxé Ofá Omim, Afoxé Ojum Omim Omorewá, Samba-de-roda K Posú Betá, Banda Afro Mandela e Companhia de Dança Aiê Orum.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas