Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Mostra Sururu: 29 filmes alagoanos serão exibidos gratuitamente durante a semana

Com recorde de inscritos, festival celebra bom ano do audiovisual de Alagoas em ano de "repressão"

Apesar de nunca delimitarem a atuação do projeto, os organizadores da Mostra Sururu não imaginavam, dez anos atrás, que a ideia teria impacto profundo na produção audiovisual de Alagoas. Mas a principal janela do cinema alagoano chega à décima edição num ano de superlativos, quebrando os próprios recordes e sem ignorar o papel político da sétima arte.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

De 10 a 15 de dezembro, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano dará início a aguardada competição oficial do festival. A décima edição é diferente da estreia, quando o número de produções audiovisuais no Estado era tão baixo, que a primeira edição ocorreu como uma retrospectiva. Para esta 10ª Mostra, no entanto, foram 59 filmes inscritos, de 12 cidades de Alagoas. Desses, 29 filmes selecionados serão exibidos durante a semana, de maneira gratuita, em Maceió.

Leia também

Para a produção da Sururu, a mostra chega à primeira década realizando a edição mais robusta de sua história e, além das exibições, uma versão itinerante do evento levou filmes alagoanos para mais de 1.700 pessoas na capital e no interior. Para Maysa Reis, produtora da mostra, os números desafiam a falta de incentivos.

"Todos esses números nos surpreenderam. Se a gente parar para pensar, Alagoas é um Estado deficiente de políticas públicas para a cultura, principalmente para o cinema, que é uma arte cara de se fazer. Mesmo assim, temos quase sessenta curtas alagoanos produzidos, em um ano tão precário para a cultura. É surpreendente", diz.

Shorts Youtube
Play
Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Play
Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Play
Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Play
Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira


				Mostra Sururu: 29 filmes alagoanos serão exibidos gratuitamente durante a semana
FOTO: Itawi Albuquerque - Divulgação

Ela também defende que a Mostra Sururu tem como maior trunfo assumir a missão de "dar potência" à produção local e de ser um festival exclusivamente alagoano, que movimenta a cena e provoca os realizadores. O resultado, segundo ela, seria o aumento das produções audiovisuais nos interiores.

"A produção do ano do cinema alagoano será vista primeiro na tela da Sururu. Só depois irá escoar para os festivais do Brasil e do mundo. Temos filmes muito bons, o nosso audiovisual vem crescendo e, neste ano dez, é possível ver claramente esse desenvolvimento e o papel da mostra nesse sentido. A expectativa está gigante, é uma edição comemorativa, as sessões foram muito bem montadas pela curadoria. Então, a gente tá esperando momentos de alegria e de emoção e que essas expectativas sejam extrapoladas", complementa.

O evento também funciona como uma confraternização dos realizadores do audiovisual de Alagoas, reunindo esses profissionais, celebrando as vitórias da categoria e discutindo os desafios para o novo ano. E, ao mencionar os desafios, a produção da mostra aponta 2019 como "sofrido", principalmente por conta dos boicotes do governo federal ao setor do audiovisual. Ao mesmo tempo, Maysa Reis pondera os números surpreendentes para enaltecer a força do cinema em um "ano como esse".

"A cultura não vai parar. A gente tá num momento cultural muito forte e produzindo, apesar da repressão governamental contra a cultura, apesar do momento social que a gente tá vivendo, de tantas opressões, de tanto medo, o cinema extravasa isso e é uma arte política, marcada por esses momentos", diz.

"Quando a Alemanha passou pela crise do Nazismo, o cinema ficou muito forte. Houve outros momentos históricos em que o cinema se destacou, inclusive no Brasil, com o Cinema Novo. E a gente tá vivendo um desses momentos. É um cinema político e com uma força grande para o Nordeste. Se a gente parar para observar, os quatro filmes de destaque deste ano são filmes de nordestinos. Um dia serão filmes de Alagoas", completa a produtora.

ATIVIDADES PARALELAS


				Mostra Sururu: 29 filmes alagoanos serão exibidos gratuitamente durante a semana
FOTO: Reprodução

Além da exibição oficial e competitiva, a Mostra Sururu traz ainda uma série de atividades paralelas, a exemplo da oficina "Salto no Vazio - Des/Programação de Atores para Cinema", com Flávio Rabelo, e debates que fazem parte do Ambiente de Mercado.

Outra atividade festiva é a "SururuBar 2019", festa que ocorre no sábado, 14, e reúne Wado e o Bloco dos Bairros Distantes, Mopho e Orquestra do Pinto da Madrugada no Rex Jazz Bar.

Após a maratona de atividades, a mostra será encerrada no domingo (15), com a tradicional cerimônia de premiação, com troféus para 12 categorias. Antes do anúncio dos premiados acontecerá a sessão especial de estreia do documentário "O Cortejo" (foto), de Flávia Correia, Marianna Bernardes e Rafhael Barbosa.

Também serão realizadas homenagens a dois personagens que ajudaram a construir a história do audiovisual contemporâneo em Alagoas: o programador do Arte Pajuçara, Marcos Sampaio, e o crítico de cinema Elinaldo Barros.

A Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano e tem produção do Saudáveis Subversivos, com patrocínio da Prefeitura de Maceió, da Algás (por meio do Prêmio Algás Social), e do Sebrae Alagoas.  O evento conta com as parcerias do Centro Cultural Arte Pajuçara, do site Alagoar, do Mirante Cineclube, da Casa Sede e da Escola Técnica de Artes da Ufal. Além doapoio cultural da Universidade Estadual de Alagoas.

Mostra Sururu de Cinema Alagoano - Edição comemorativa de 10 anos

Onde e quando: De 10 a 15 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, às 19h

Entrada franca

Confira seleção oficial e programação completa AQUI.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas