Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Ministro da Cidadania vem a AL na próxima semana para entrega de forte histórico

Fortim Bass, em Porto Calvo, foi utilizado por holandeses no século 17, durante batalhas com portugueses

Imagem ilustrativa da imagem Ministro da Cidadania vem a AL na próxima semana para entrega de forte histórico

O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) marcou para o dia 15 de maio de 2019 a entrega oficial do Fortim Bass à Prefeitura de Porto Calvo. O evento marcado para às 15h contará com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra. A presidente nacional do órgão federal, Kátia Bógea, também confirmou que estará na histórica cidade da região Norte de Alagoas. Autoridades estaduais e municipais estarão presentes.

O ato solene na Ilha do Guedes é um dos mais aguardados dos últimos anos em Alagoas. O forte localizado às margens do rio Manguaba. O Fortim Bass é o único exemplar de fortificação de terra, do Período Holandês, que chegou íntegro aos dias atuais, pois se encontrava soterrado, ressurgindo através de pesquisa arqueológica.

Leia também

Historiadores, arqueólogos e estudiosos também estão sendo aguardados para o evento em Porto Calvo. O prefeito David Pedrosa vem enfatizando que o governo municipal cuidará com todo o zelo do patrimônio histórico e que será feito um projeto para que o local seja um ponto de atração turística.

A restauração do Fortim Bass se iniciou no dia 19 de novembro de 2017 e teve a primeira etapa concluída no começo de maio do ano passado, com pesquisa e montagem da estrutura da fortificação. O trabalho foi feito pela Arqueolog Pesquisas. A última fase que inclui a plantação do gramado teve início em janeiro de 2019.

O superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloísio Barreto, informou que, após todas as etapas serem concluídas, vai reunir Prefeitura de Porto Calvo e Governo do Estado para viabilizar meios para a exploração turística da fortificação do período Holandês no Brasil.

O Fortim Bass

O Fortim Bass fica localizado na Ilha do Guedes, às margens do Rio Manguaba. De acordo com o Iphan, o reduto é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, no século 17.

Durante o período, a região foi cenário de movimentações de tropas, de batalhas e de fortificações durante o embate travado entre holandeses e ibéricos pelo território brasileiro. Em Porto Calvo, entre 1637 e 1645, ocorreram cercos e batalhas que alternaram a sua posse, até que a campanha conduzida pelo conde Maurício de Nassau, após batalha decisiva, o conquistou, expulsando as tropas ibero-brasileiras para a Bahia.

A revelação do fortim

A revelação do fortim em terra em Porto Calvo ocorreu em março de 2015, durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que ocorreu na cidade de Penedo. O estudo realizado pelo Iphan se iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte. A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Arqueolog Pesquisas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas