Mestre do Patrimônio Vivo, Canarinho de Alagoas morre aos 78 Anos
Antonio nasceu em Limoeiro de Anadia e começou sua carreira nas feiras das cidades e no Centro de Maceió

Na madrugada deste sábado (13), o trovador, repentista e embolador Antonio Salvador de Souza, conhecido como Canarinho de Alagoas, morreu em decorrência de um câncer. O mestre de 78 anos foi reconhecido como Patrimônio Vivo em agosto de 2012.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Antonio nasceu em Limoeiro de Anadia e começou sua carreira nas feiras das cidades e no Centro de Maceió, atuando como figura central desses locais por mais de 50 anos. Canarinho de Alagoas se identificou com a viola e aprendeu a cantar observando outras pessoas quando era criança.
Leia também
Com sua habilidade de improviso e voz marcante, ele se destacou em desafios, martelos, galopes à beira-mar e outros tipos de cantoria de viola. Antonio também participou por mais de 20 anos como palhaço em vários grupos de guerreiros no estado.
A tradição do improviso ultrapassou gerações em sua família, com três de seus filhos seguindo os passos do pai e mantendo viva a profissão de cantadores. “Fico orgulhoso em poder ver que meus filhos continuam essa tradição da cantoria. Espero que isso ajude a nunca se acabar”, disse o mestre em uma de suas entrevistas.


Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, Canarinho de Alagoas foi um ícone da cultura popular. "Sua voz poderosa e seu talento para improvisar nos versos de repente e nas emboladas deixaram uma marca indelével em todos que tiveram o privilégio de ouvi-lo. Perdemos um grande artista, mas seu legado viverá para sempre em nossas memórias e na tradição que ele tão bem representou”, disse.
*com informações da assessoria.
